Com três ancoradouros oficiais para navios de passageiros, a região da Costa Verde & Mar, em Santa Catarina, está se preparando para receber aproximadamente 346 mil visitantes durante a temporada de cruzeiros que se inicia no dia 6 de novembro, com o primeiro atracadouro em Porto Belo. Em seguida, no dia 7 de novembro, Balneário Camboriú receberá a primeira visita de cruzeiro, seguida por Itajaí, a partir de 2 de dezembro.

As três cidades devem acolher um total de 126 escalas até 24 de abril de 2024, o que representará um fluxo significativo de turistas e uma oportunidade de destacar o potencial náutico da região da Costa Verde & Mar. Além dos cruzeiros com viajantes do Brasil, algumas escalas internacionais estão agendadas, incluindo a do icônico “The World”, o primeiro navio-residência do mundo.

Zene Drodowski, presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Região, destaca o papel da região como um ponto de destaque no cenário estadual devido à presença de três cidades que recebem navios de cruzeiro. Isso demonstra a excelência dos serviços prestados na região e o impacto positivo da chegada dos transatlânticos em toda a área.

Santa Catarina, com sua vocação empreendedora e mais de 500 quilômetros de litoral, cria um ambiente favorável para o desenvolvimento do setor náutico, abrangendo desde a indústria até o turismo. A região da Costa Verde & Mar se destaca nesse setor, e há anos trabalha em parceria com o Sebrae SC para fortalecer os pequenos negócios, tornando-os mais competitivos e abrindo novas oportunidades de mercado, promovendo o desenvolvimento econômico na área.”

Número de visitantes nos cruzeiros por cidade:

  • Balneário Camboriú: 160 mil passageiros;
  • Itajaí: 110 mil passageiros;
  • Porto Belo: 76 mil passageiros.