A Embratur, em parceria com a maior plataforma agregadora de experiências turísticas do mundo, a TripAdvisor, está lançando o primeiro Hub de Conteúdo de Afroturismo da TripAdvisor no mundo. Esse projeto tem como objetivo fornecer aos turistas estrangeiros informações sobre os melhores lugares para visitar, onde comer e roteiros para planejar e vivenciar as melhores experiências que o afroturismo no Brasil pode oferecer. A iniciativa foi oficialmente lançada na abertura da Galeria Visit Brasil em Londres.

A parceria inclui a criação de uma página dedicada exclusivamente ao segmento de afroturismo, além de uma estratégia publicitária para atrair europeus em busca de experiências afroturísticas no Brasil. Para incentivar a participação de afroempreendimentos no setor de turismo, a Embratur garantiu a isenção da taxa que a plataforma cobra para inscrição de novos roteiros e experiências.

A Embratur pretende envolver empresas especializadas em afroturismo e governos locais para contribuírem com o cadastro de restaurantes, museus, praças e locais históricos importantes na história do povo negro brasileiro, bem como novos roteiros. A ideia é engajar estados e municípios na valorização de suas histórias e singularidades culturais regionais, dando destaque aos elementos afrobrasileiros.

Marcelo Freixo, Ministro do Turismo, destacou a importância do Brasil como um destino que promove o afroturismo, abraçando a diversidade cultural e econômica. A iniciativa reflete um Brasil que combate o racismo, valoriza a cultura afrobrasileira e promove a inclusão, o emprego e a renda por meio do turismo.

A parceria entre a Embratur e a TripAdvisor também inova ao negociar a compensação do carbono resultante das ações do projeto, comprometendo-se com o plantio de 10 mil árvores no Brasil. Essas árvores contribuirão para a regeneração de áreas anteriormente desmatadas em destinos turísticos de natureza, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade social e econômica.

A Diáspora. Black, empresa especializada em promover o afroturismo, também participa dessa iniciativa, destacando a importância de valorizar as manifestações culturais, religiosas, gastronômicas e paisagísticas da população negra no Brasil.

Esse projeto visa atrair turistas que desejam conhecer a rica história, música, dança, gastronomia, arte e cultura afrobrasileira, com um enfoque especial nas comunidades quilombolas e nas periferias das grandes cidades que praticam o turismo de base comunitária.