Colonia, uma cidade histórica colonial do Uruguai, situada a 180 km de Montevidéu, é a representante do país no Festuris 2023. No estande uruguaio, uma equipe diversificada e entusiasmada apresentou os encantos turísticos da região. Para representar o país, estavam Martín de Freitas, diretor de Turismo da Intendência de Colonia, e Andrea Schunk, diretora executiva da Associação Turística do Departamento de Colonia.

“O Festuris é uma das feiras mais importantes para nós, onde podemos promover nosso destino aos visitantes, que no Brasil, em sua grande maioria são gaúchos. Atualmente, nossos turistas representam 60% de argentinos e 40% de brasileiros. Queremos fortalecer ainda mais o mercado brasileiro, estabelecendo parcerias com companhias aéreas e com nossos vizinhos de Buenos Aires”, revela Martín de Freitas, diretor de Turismo da Intendência de Colonia.

A equipe é composta por representantes do setor público e privado do turismo local, incluindo membros da Câmara Hoteleira de Colonia, da Associação de Bodegas de Colonia e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Leste. Além disso, empresários dos ramos de vinhos, queijos artesanais, hotéis e operadores turísticos locais marcaram presença.

No estande do Uruguai, no pavilhão internacional, a equipe de Colonia recebeu os visitantes, fornecendo informações abrangentes sobre o destino. O ponto alto da participação do Departamento ocorreu no sábado, dia 11 de novembro, no espaço Food & Drinks, onde ocorreu uma apresentação do rico patrimônio gastronômico da região. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar produtos icônicos, como vinhos, queijos e os famosos doces de leite.

“Colônia é um estado muito rico em cultura, gastronomia, com excelentes queijos e uma rota de vinhos diferenciada. Além disso, os visitantes têm segurança ao nos visitar, pois é um local muito seguro e tranquilo”, finaliza Freitas.

A degustação apresentou variedades de 13 vinícolas associadas à Associação de Bodegas de Colonia. Vale destacar que os queijos e os doces de leite disponíveis na degustação representam o selo Colonia Este, marcando uma região tradicional na produção de laticínios de alta qualidade reconhecidos em todo o Uruguai.