Nesta segunda-feira (13), a Accor anunciou a cofundação da Aliança Hoteleira para Compras Responsáveis (Harp – Hospitality Alliance for Responsible Procurement), em parceria com quatro grupos hoteleiros globais: Hilton, IHG Hotels & Resorts, Marriott International e Radisson Hotel Group, juntamente com duas organizações de compras de grupos hoteleiros – Avendra e Entegra, e agência de classificação de sustentabilidade EcoVadis.

Esta aliança está alinhada com o trabalho pioneiro e o compromisso da Accor com compras sustentáveis, fundamentais para alcançar as nossas metas de redução de emissões de carbono do escopo 3.

“Esta colaboração marca um próximo passo do qual a Accor tem muito orgulho de fazer parte. Estamos entusiasmados por liderar esforços criativos ao lado de grandes grupos hoteleiros e de compras. A colaboração sem dúvida proporcionará um valor incomparável não apenas aos nossos fornecedores, mas também aos nossos hóspedes, à medida que continuamos a pressionar por um impacto positivo”, disse Caroline Tissot, Group Chief Procurement Officer Accor

O setor de compras da Accor desempenha um papel importante na maioria dos compromissos de sustentabilidade do Grupo. Para alcançar o objetivo da Accor de erradicar os produtos plásticos descartáveis na experiência do hóspede, as equipes de compras implementaram o fornecimento global e local de alternativas zero de plástico, incentivando os fornecedores a fazerem a transição e a inovação. A Accor também reafirmou seu compromisso Net Zero até 2050, assinando diversas iniciativas que visam redefinir a sua trajetória de carbono para alinhá-la com as metas de limitação do aquecimento global estabelecidas pelo Acordo de Paris. Incluindo uma ambiciosa meta de redução de emissões de -46% das emissões absolutas no escopo 1 e 2 e -28% das emissões absolutas no escopo 3 até 2030 (em comparação com o ano base de 2019).

O setor de compras também desempenha um papel fundamental no fornecimento responsável de alimentos e bebidas, em linha com os compromissos do Código de Alimentação Sustentável do Grupo, por exemplo, aumentando o fornecimento local e sazonal de produtos orgânicos e preferindo fornecedores com pesca responsável, café e chá responsáveis e práticas de bem-estar animal. Isto permite à Accor alinhar-se com os mais elevados padrões da indústria em termos de sustentabilidade, ao mesmo tempo que cria valor para proprietários e hóspedes de hotéis.

O HARP irá acelerar o aumento dos níveis de responsabilidade e sustentabilidade dos fornecedores hoteleiros, bem como promover as ambições da Accor de ajudar os fornecedores nos esforços de toda a indústria para abordar elementos cruciais do desafio da sustentabilidade.