Desde o final de outubro Pantanal está em chamas – incêndio começou por um raio e se alastrou pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Até o momento, o incêndio já consumiu quase um milhão de hectares, cerca de 7% do Pantanal, afetando fauna, flora, pousadas, hotéis e comunidades tradicionais. 

Entre as áreas atingidas, estão o Parque Estadual Encontro das Águas, Parque Estadual do Rio Negro e a Rodovia Transpantaneira. Segundo informações do Instagram da ONG É o Bicho MT, as pousadas que correm risco de serem atingidas seriam a Jaguar Camp e Panthera, ambas localizadas em Poconé (MT). Nesta quinta-feira (16), a ONG atualizou as redes sociais informando sobre a região de Porto Jofre (MT), no Pantanal Norte, que também foi atingida por grandes proporções do incêndio.

Voluntários da ONG Grad Brasil (Grupo de Resgate de Animais em Desastres), que estão hospedados na Jaguar Camp, afirmam que conseguiram evitar que a faixa de fogo chegasse ao local. Porém, segundo um dos conservadores, as chamas continuam seguindo pela lateral da rodovia. 

Nesta segunda-feira (13), o Governo Federal enviou mais de 90 brigadistas para atuar no combate aos incêndios, junto com bombeiros e voluntários. Além disso, a equipe também conta com o apoio de três aviões da Defesa Civil de Mato Grosso, helicóptero, barcos, viaturas e caminhões-pipa. O monitoramento também está sendo feito com uso de satélites. Porém, por conta da forte onda de calor, vento e falta de chuva, as chamas continuam se espalhando na região de difícil acesso.