O Espírito Santo recebeu, entre domingo (19) e hoje (22), representantes de operadoras de turismo de diversas partes do Brasil em um famtour. A iniciativa faz parte da programação da Convenção Braztoa 2023, que terá sua sede no estado capixaba este ano.

Organizado pela Secretaria do Turismo (Setur) em parceria com o Convention das Montanhas, Sebrae, Braztoa e com o transporte oficial das empresas de turismo capixabas Agaxtur e Squad, o famtour levou os operadores por municípios da Região Turística das Montanhas Capixabas. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências turísticas únicas, incluindo a colheita de morango no Empório do Morango, a produção de mel no Apiário Florin, a fabricação de café, socol e queijos na Fazenda Carnielli, além do processo de produção do café do Jacu, na Fazenda Camocim. A programação também contemplou uma trilha oferecida pela hospedagem Natureza Eco Lodge, e os participantes se hospedaram no Parque do China e na tradicional Pousada dos Pinhos.

“Estamos encantados com a região das montanhas e as experiências turísticas que estamos vivendo aqui. Pretendemos nos reunir com os demais operadores para sairmos da convenção com um roteiro de sete dias por essa região tão rica em atrativos”, revela Aroldo Schultz, proprietário da Operadora Schultz, que tem sede em Curitiba e Lisboa, em Portugal.

O famtour antecede a Convenção Braztoa 2023, que teve início nesta quarta-feira (22) com o SEEDS e um coquetel de boas-vindas no Palácio Anchieta. O evento seguirá com palestras, aulas-shows, reuniões e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024, que ocorrerá no sábado (25) no Salão de Eventos da Casa do Turismo Capixaba. A expectativa é que a Convenção Braztoa contribua para que operadoras associadas explorem oportunidades e potenciais da região capixaba. Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA, expressou a satisfação em ver os associados visitando a região e prospectando parcerias para trabalhar o destino.