Na última segunda-feira (18), o MSC Grandiosa alterou seu itinerário após um tripulante e um passageiro precisarem de atendimento médico. O navio seguia o trajeto após sair de Vitória (ES), mas teve de retornar para prestar os devidos socorros e, por conta disso, sua passagem por Maceió teve de ser cancelada.

Vale destacar que a MSC Cruzeiros já prevê em contrato a possibilidade de alteração de itinerário e que, a depender das circunstâncias, nem a companhia e nem o transportador (a entidade que assumiu a obrigação de transportar o Passageiro de um local para outro, tal como indicado no bilhete do Cruzeiro, no bilhete de avião ou em outro bilhete emitido para qualquer outro transporte aplicável, e está assim indicada em tais documentos como “transportador”, incluindo agências de viagens e operadoras) terão qualquer responsabilidade ou obrigação perante o passageiro.

Confira, na íntegra, o que destaca o contrato de serviços da MSC:

“A Companhia reserva-se o direito de decidir, segundos os seus critérios e de acordo com a sua vontade, e/ou aquela do comandante de qualquer embarcação (que não será exercida sem razoabilidade), se se vai desviar de um itinerário anunciado ou comum, de atrasar ou antecipar qualquer partida, de omitir ou alterar portos de escala, de providenciar transporte substancialmente equivalente levado a cabo por outra embarcação, de rebocar ou ser rebocado ou prestar assistência a outras embarcações ou de desempenhar qualquer acto semelhante que, na sua exclusiva vontade e/ou da do comandante seja considerada aconselhável ou necessária para a segurança do Passageiro, da embarcação e da tripulação. Em tais circunstâncias, nem a Companhia nem o Transportador terão qualquer responsabilidade ou obrigação perante o Passageiro”

Resgate no MSC Grandiosa: entenda o caso

Na última segunda-feira (18), um tripulante filipino se sentiu mal e foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e suspeita de acidente cerebral hemorrágico, precisando ser socorrido antes que o quadro fosse agravado. Como autoridade máxima dentro de um navio, o comandante comunicou a todos na embarcação sobre o procedimento de resgate e fez a manobra para retornar à Vitória, onde havia uma base da Marinha do Brasil (MB). A evacuação médica foi realizada por uma aeronave SH16 Seahawk. Após o primeiro resgate, um cruzeirista também precisou de atendimento médico e foi levado em uma lancha até Vitória.

Uma fonte exclusiva do Brasilturis Jornal confirmou que ambos os casos eram graves e de urgências e que a agilidade .foram cruciais nos dois casos. A MSC Cruzeiros está trabalhando na logística de locomoção e, segundo cruzeiristas em grupos do Facebook, a companhia fará uma compensação de US$ 100 e garantirá que os passageiros de Maceió cheguem ao navio e que aqueles que desceriam na capital alagoana também sejam devidamente transportados. Os detalhes dessas informações ainda não foram confirmadas pela MSC Cruzeiros.

A MSC Cruzeiros emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido e divulgaremos mais detalhes.

CONFIRA NESTE LINK