De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam liderou o setor aéreo brasileiro em novembro deste ano. A companhia conquistou, no Brasil, 40% de participação no mercado doméstico e 24% na operação internacional, segundo os dados consolidados da agência reguladora.

Na prática, a Latam viu saltar a sua participação doméstica no Brasil de 35%, em 2019, para 40% neste último levantamento. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Já nos voos internacionais, a Latam é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

Perspectivas da Latam para 2024

Em dezembro de 2023, a Latam alcançou a marca de oito novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%.

No início desta semana, a Latam anunciou quatro medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País em 2024. “Serão mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar”, explicou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.