A demanda por viagens aéreas atingiu 99% dos níveis de 2019, de acordo com último relatório divulgado pela Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata). Os dados mostram o desempenho das viagens aéreas de novembro de 2023, e o tráfego total – medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs – aumentou 29,7% em relação a novembro de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 99,1% dos níveis de novembro de 2019 (pré-Covid).

O tráfego internacional aumentou 26,4% em relação a novembro de 2022. A região Ásia-Pacífico continuou apresentando os melhores resultados em relação ao mesmo período do ano anterior (+63,8%), com todas as regiões registrando melhorias na comparação com o ano passado. Os RPKs internacionais de novembro de 2023 atingiram 94,5% dos níveis de novembro de 2019.

O tráfego doméstico aumentou 34,8% em novembro de 2023 versus novembro de 2022. O tráfego doméstico total de novembro de 2023 ficou 6,7% acima do nível de novembro de 2019. O crescimento foi particularmente forte na China (+272%), devido à suspensão das restrições de viagens relacionadas à Covid-19 que ainda estavam em vigor há um ano. As viagens domésticas nos Estados Unidos, com a forte demanda no feriado de Ação de Graças, atingiram uma nova alta, com aumento de 9,1% em relação a novembro de 2019.

“Estamos cada vez mais perto de ultrapassar o pico de 2019 das viagens aéreas. Os desafios econômicos não estão impedindo que as pessoas voem. As viagens internacionais permanecem 5,5% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas essa diferença está diminuindo rapidamente. E os mercados domésticos têm estado continuamente acima dos níveis pré-pandemia desde abril”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 63,8% no tráfego de novembro de 2023 em comparação com novembro de 2022, o melhor resultado entre as regiões na comparação com o ano anterior. A capacidade aumentou 58,0% e a taxa de ocupação subiu 2,9 pontos percentuais, atingindo 82,6%.

As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 14,8% no tráfego de novembro de 2023 em relação a novembro de 2022. A capacidade aumentou 15,2% e a taxa de ocupação caiu 0,3 pontos percentuais, atingindo 83,3%. Já as do Oriente Médio apresentaram aumento de 18,6% no tráfego de novembro de 2023 e a capacidade aumentou 19,0%, enquanto a taxa de ocupação caiu 0,2 pontos percentuais, atingindo 77,4%.

As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 14,3% em novembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 16,3% e a taxa de ocupação caiu 1,4 pontos percentuais, atingindo 80,0%.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 20,0% no tráfego de novembro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A capacidade de novembro subiu 17,7% e a taxa de ocupação subiu 1,7 pontos percentuais, atingindo 84,9%, a maior entre as regiões.

As companhias aéreas da África apresentaram aumento de 22,1% nos RPKs de novembro de 2023 em relação a novembro de 2022. A capacidade aumentou 29,6% e a taxa de ocupação caiu 4,3 pontos percentuais, atingindo 69,7%, a menor entre as regiões.

“A rápida recuperação da aviação após a COVID-19 reforça a importância de voar para as pessoas e empresas. Em paralelo à recuperação da aviação, os governos reconheceram a urgência da transição do combustível de aviação tradicional para o combustível de aviação sustentável (SAF), para a descarbonização da aviação”, comentou Walsh.