Investindo na alta temporada de turistas, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio lançaram na última quinta-feira (11) a 3ª edição do projeto Verão #tônoRio, no Posto 4, em Copacabana. A estreia do estande instagramável, que servirá como centro de informações turísticas para todas as regiões do estado durante o verão, foi conduzida por Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, na presença de autoridades, representantes dos municípios do interior, integrantes da cadeia produtiva do setor, além de empresários e artistas.

“Hoje, neste lançamento, a gente consolida a promoção das 12 regiões turísticas do estado em um espaço onde a gente implementa cada vez mais qualidade para os nossos visitantes, além do conforto para quem vai estar aqui promovendo os destinos do RJ. Aqui, os visitantes poderão conhecer até o final de março todas as nossas regiões e os atrativos das cidades, além de curtir shows de artistas musicais em um dos mais emblemáticos pontos turísticos do Rio de Janeiro”, ressaltou Tutuca, durante o lançamento.

Quem visitar o espaço de 300 metros quadrados, montado entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara, contará com o serviço de terça-feira a domingo, até o dia 31 de março. Mais de 25 cidades do interior estão confirmadas na ação, que também conta com uma programação especial de shows e atrações no segundo piso do estande, animando, de quinta-feira a domingo, os frequentadores da orla mais famosa do mundo.

Durante o lançamento, o espaço instagramável em Copacabana chamou a atenção de moradores e turistas que passavam pelo calçadão, encantados com as imagens de destinos, exibidas em um telão de led. O ambiente interativo desta edição está mais versátil para garantir melhores fotos e vídeos. O espaço recebe três municípios por semana para divulgar os seus atrativos. Neste primeiro final de semana, Rio de Janeiro, Niterói e Cabo Frio apresentarão seus atrativos.

“Estamos muito felizes em estar participando do #tônoRio. Uma grande iniciativa da Setur-RJ, que nos dá a oportunidade de ligar as cidades da região turística Metropolitana: Rio e Niterói. Dois municípios de grande fluxo turístico e no caso de Niterói, ressaltamos a paisagem do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a nossa área gastronômica, muito badalada pelos visitantes”, ressalta Marcele Apolinário, diretora de Turismo da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).

O projeto estará nas areias de Copacabana por 12 semanas e contará com quase 50 atrações musicais gratuitas. Serão quatro artistas por semana fazendo a festa de moradores e turistas. Na tarde de inauguração, a RioTur levou a Corte do Carnaval Carioca com a presença do Rei Momo, a rainha e as princesas da festa mais aguardada pelos turistas.

Em uma ação integrada a Secretaria de Estado da Mulher também está presente na terceira edição do Verão #tônoRio com o programa “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão”. O protocolo da iniciativa visa garantir segurança e respeito para mulheres, alinhando-se à lei federal 14.786/2023 contra a violência em locais de lazer.

A ação em Copacabana inclui recomendações que vão desde a iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, divulgação de canais de ajuda para mulheres em situação de emergência, à forma como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressão e importunação. Também é indicado apresentar à vítima o aplicativo Rede Mulher, que possibilita registros on-line na delegacia, entre outros serviços.

De acordo com o secretário Gustavo Tutuca, a expectativa desta edição do #tônoRio é bater a marca de 2023, quando passaram pelo espaço quase 25 mil turistas. “O Verão #TôNoRio já faz parte do calendário de eventos do nosso estado. Ano passado, recebemos turistas de 82 países e de 165 cidades do Brasil, que puderam conhecer um pouco mais dos nossos atrativos turísticos. Isso faz parte do nosso planejamento de fortalecer não só o turismo na capital, mas em todas as 12 regiões turísticas do estado”, conclui Tutuca.