Celebre os 470 anos de São Paulo, explorando roteiros pedagógicos que narram sua rica história. A Forma Conhecer, especializada em turismo pedagógico, destaca quatro itinerários educativos que proporcionarão um aprendizado aprofundado sobre como a cidade se consolidou como uma das mais importantes do mundo.

Museu Catavento: Explorando a Ciência no Centro de São Paulo

No coração de São Paulo, o Museu Catavento ocupa um espaço que já foi sede de diversos órgãos públicos. Com 12 mil metros quadrados dedicados à ciência, o museu oferece quatro setores voltados para o público infantil, abordando temas como “Vida”, “Universo”, “Sociedade” e “Engenho”. Para estudantes com mais de treze anos, há exposições adicionais sobre temas relevantes, proporcionando uma experiência enriquecedora.

Aquário de São Paulo: Uma Jornada pelo Mundo Marinho no Ipiranga

Situado no famoso bairro do Ipiranga, o Aquário de São Paulo é o único aquário temático da América Latina. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais de 150 espécies diferentes e aprender sobre os hábitos de animais como jacarés albinos, tartarugas mordedoras, tubarões brancos, pinguins, jacarés, lagartos, ursos polares e cangurus. Os ambientes são cuidadosamente cenografados, proporcionando uma experiência encantadora.

Centro Histórico de São Paulo: Uma Viagem no Tempo

A cidade de São Paulo foi construída por meio de seus diversos marcos históricos, que podem ser revisitados em diferentes espaços culturais. Uma visita ao Centro Histórico proporciona uma jornada no tempo, resgatando os vários ciclos econômicos pelos quais a cidade passou, desde o Período Colonial até os dias atuais. Pontos de interesse incluem a Praça da Sé, Catedral da Sé, Solar da Marquesa de Santos, Rua XV de Novembro, Edifício Martinelli, Mosteiro de São Bento e o Vale do Anhangabaú.

Estúdio Maurício de Sousa Produções: Nos Bastidores da Turma da Mônica

O lar das histórias da Turma da Mônica pode ser visitado em São Paulo. No Estúdio Maurício de Sousa Produções, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar de perto o processo de criação dos personagens mais queridos do Brasil. Os conteúdos explorados vão desde a história de Mauricio de Sousa e da Turma até os processos de criação, técnicas de ilustração e produção gráfica dos produtos da marca.

Salesópolis: Roteiro Pedagógico Sustentável Fora da Metrópole

Apesar de não estar na cidade de São Paulo, o roteiro pedagógico em Salesópolis – cidade que faz parte do cinturão verde paulista – permite explorar temas como a fundação do município, preservação histórica e ambiental, sustentabilidade, produção rural e consumo consciente de água pela população. A região conta com um radar meteorológico, construções neoclássicas, parques com áreas de Mata Atlântica protegidas, uma usina hidrelétrica e a nascente do Rio Tietê, proporcionando uma experiência única de aprendizado.