A cada ano, o número de mulheres que têm optado por viajar e conhecer novos lugares e destinos de forma independente tem aumentado. E, com foco em mulheres que desejam desbravar o mundo, a Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagem diferenciados e assistência antes e durante o passeio.

“Nós personalizamos os roteiros de acordo com as necessidades das clientes. O nosso objetivo é incentivar que elas explorem os destinos da forma que sonharam e que busquem por novas experiências e aventuras, sozinhas ou não”, afirma Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo.

Além de oferecer roteiros para destinos nacionais e internacionais, a Bancorbrás Turismo também disponibiliza diferentes serviços como passagens aéreas, traslado do aeroporto para os hotéis, ingressos para atrações locais, passeios turísticos, locação de carro, dentre outros.

Segundo pesquisa realizada pelo Solo Female Travellers Club, 53% das entrevistadas viajam sozinhas porque querem e não por falta de companhia. Os principais motivos que as levam a essa decisão são: liberdade e flexibilidade (87%); escapar da rotina e das responsabilidades (83%); relaxar e autocuidado (79%); e desafiar a si mesmas (76%).

Ao programar viajar sozinha ou em grupo, as mulheres devem ficar atentas a alguns detalhes, como pesquisar todas as informações sobre o destino selecionado e escolher a hospedagem correta, optando por quartos individuais, que garantam mais segurança. “Além disso, é importante garantir um bom acesso à internet para contatar amigos e familiares e saber exatamente a localização da estadia e dos percursos que irá realizar durante a viagem”, ressalta Carlos Eduardo. “E claro, tomar as mesmas precauções que já está acostumada na própria cidade”.

Um outro levantamento, realizado pela companhia de seguros InsureMyTrip, revelou alguns dos destinos mais seguros para as mulheres que estão viajando sozinhas. Munique (Alemanha), Madri (Espanha), Londres (Inglaterra), Lisboa (Portugal), Barcelona (Espanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Berlim (Alemanha), Amsterdã (Holanda) e Copenhague (Dinamarca) são os primeiros destinos na pesquisa, que avaliou 62 cidades em todo o mundo com base em quatro critérios: segurança, igualdade, turismo e custo.

Essa modalidade vem crescendo no mercado e a segurança é de fato o primeiro item que preocupa na hora de montar o roteiro, seja ele nacional ou internacional. Com foco no setor do turismo, os Ministérios do Turismo e das Mulheres assinaram um acordo que visa a proteção à violência de gênero e de combate ao assédio e à importunação sexual, a iniciativa “Brasil Sem Misoginia”. As medidas envolvem o trade turístico, principalmente os segmentos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e casas noturnas.