Com objeitivo de evitar o desperdício de água, a Atlantica Hospitality International tem em vigor o “Água na Medida”, projeto – com metas de curto e médio prazo – que visa reduzir o consumo de água nos hotéis administrados pela rede. Através de seu programa ESG chamado Aja, a Atlantica tem uma série de iniciativas a fim de atingir resultados significativos para a sociedade e para o meio ambiente.

De acordo com Flávia Buiati, VP Financeira e Jurídica da Atlantica e embaixadora do Aja, são consumidos por ano, em todos os empreendimentos, mais de 1,6 bilhões de litros de água. “Encontrar maneiras efetivas para cuidar do consumo da água é de extrema importância para todos: sociedade, meio ambiente e negócios, afinal, este compromisso não é uma escolha, mas sim uma necessidade. Por isso, a Atlantica tem sua estratégia de sustentabilidade bem definida, com ambições e metas claras, tanto nas frentes ambientais, quanto nas sociais e de governança”, explica.

O objetivo do projeto “Água na Medida”, estipulado para 2023, foi alcançado pela administradora: 100% dos hotéis administrados pela rede concluíram seus planos de redução do consumo de água. Além disso, a maior parte dos empreendimentos integrantes do projeto já começou a implantar as medidas mapeadas. Portanto, a expectativa é ter os resultados mensuráveis ainda em 2024.

Para atingir esses resultados, a administradora realizou um levantamento cuidadoso das instalações em cada um dos empreendimentos para permitir a identificação de oportunidades em diminuir o uso excessivo de água. A Atlantica também empregou uma ferramenta que permitiu a correlação do consumo de água com a ocupação dos hotéis, possibilitando a identificação de oportunidades de intervenção. Como medida complementar, também são realizadas auditorias independentes nos empreendimentos para a verificação da eficiência do sistema hidráulico das unidades.

“A Atlantica pretende reduzir o consumo de água nos empreendimentos administrados em 15% de m3/RNE (metros cúbicos por quarto ocupado) até 2028, somado ao objetivo de ter 100% deles usando energia renovável até 2025 e eliminar ou substituir o uso de plásticos de uso único por itens recicláveis ou reutilizáveis ainda esse ano” completa Mark Campbell, diretor de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica, quem lidera os projetos ambientais da empresa.