São Paulo (SP) – União é a palavra que norteia os estados do Nordeste do País, sobretudo Ceará, Bahia e Pernambuco, que promoveram, em parceria com a B2Live, um jantar para os mais de 80 buyers internacionais presentes na WTM Latin America. O evento, realizado no restaurante Lassú, na zona norte de São Paulo, teve como objetivo mostrar os principais portões de entrada da região e incentivar o turismo internaciona, conforme declara Luciana Fernandes, diretora executiva da B2Live.

“O Nordeste é um bloco natural. As distâncias entre os estados são curtas e estamos apresentando ao mercado internacional nossas potências, porque tem muitos voos, então dá para entrar e conhecer mais lugares e incentivar a maior permanência média dos turistas”, declara Luciana, que destaca, ainda, que estes estados participantes já são parceiros de longa data que apostam na divulgação de seus atrativos ao público estrangeiro. “É um embrião e queremos cada vez mais trabalhar o Nordeste unido”, complementa.

De acordo com Pedro Gramacho, diretor da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), existe um esforço de atração de turistas nos últimos anos e a parceria com demais estados fortalece a região como um todo. “É um esforço conjunto das secretarias de estado, pois quando o turista que vai para o Nordeste tem a múltiplas oportunidades de destinos. Então eventos como este é a nossa oportunidade de mostrar nossa culturas e as diversas opções de produtos e serviços disponíveis na região”, afirma o executivo.

Gramacho ainda afirma que, atualmente, o mercado internacional da Bahia é fortemente representado por países como Argentina e Portugal, sendo este último um dos destaques, visto que, apesar de estar em outro continente, o país representa parte significativa de turistas internacionais, sobretudo por conta da conexão aérea. “A conectividade aérea é um grande diferencial. Por isso, outros países como França, Itália e Espanha, com quem também temos conexão aérea, são participativos. Agora nosso trabalho é na captação de outros mercados e, por isso, é importante divulgarmos todas as novidades. O gabarito é esse”, declara o diretor.

Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, concorda com a importância de promover este evento, principalmente para mostrar a união dos estados e promover roteiros interestaduais, como a Rota das Emoções. “Eu sempre digo aos secretários que não concorrência entre os estados, mas a ideia é unir a região”, comenta a executiva. Somente neste ano, o Ceará participou de oito feiras internacionais em sete países e, de acordo com Yrwana, os resultados já são notórios. “O crescimento do turismo internacional foi muito positivo de 2023 frente a 2022 e, neste ano, queremos superar os números do ano passado”, estima.

Yrwana também comenta que o modal aéreo é decisivo neste momento de divulgação e que as notícias de 2024 são positivas para apostar no marketing internacional. “Tivemos a amplição nos voos da Tap, novo voo da Gol e ampliação também nos voos da Air France. Então é pegar esse modal diretor e fazer com que o turista curta o máximo possível”, comemora a secretária.

Além do modal aéreo, o estado vem trabalhando na inclusão do destino em roteiro marítimos, sobretudo com a recente concessão do porto para o grupo Aba Infraestrutura. “Estivemos em uma feira exclusiva em Miami nesse intuito. No último sábado (13), já recebemos um cruzeiro com mais de 4 mil passageiros. É pra dar um gosto, pra que os visitantes conheçam alguns destinos. Por mais curta que seja essa passagem do turista, ele deixa uma economia no município, além de poder colocar nosso estado como próximo destino de escolha”, avalia.

Eduardo Loyo, secretário de Turismo de Pernambuco, comenta que esta união é uma forma de diminuir custo e aumentar a capilaridade para atrair turistas, além de ampliar a programação em momentos diferentes do ano. “A gente já vem fazendo um trabalho forte cooperado com as operadoras e atrelado a nossa tradição e cultura de Pernambuco, que é rico em história e nos torna destaque do Brasil”, celebra.

O executivo também comemora a ampliação do fluxo aéreo, principalmente após o mais recente anúncio do voo da Azul entre Pernambuco e Assunção, no Paraguai, se tornando o primeiro estado do Nordeste e ter voo direto para o destino paraguaio. Além disso, ele cita outros investimentos que estão sendo realizados em alguns dos sete aeroportos disponíveis no estado, incluindo a ampliação do aeroporto de Caruaru para receber voos maiores, o início do trabalho com voos comerciais em Serra Talhada e a reabertura da pista de Fernando de Noronha, com previsa de reabertura de terminal de passageiros para daqui a dois anos.

Assim como Yrwana, Loyo vê potencial no segmento de cruzeiros. Segundo ele, o porto do Recife recebeu 30 mil passageiros na última temporada. “A gente vem trabalhando roteiros exclusivos para os turistas desses cruzeiros, com policiamento diferenciado e alguns equipamentos públicos próximos para atrair os visitantes neste período. O nosso trabalho agora é para que esse cruzeiros pernoitem no destino e ampliem, assim, a distribução de renda e a geração de empregos”, finaliza.