Em setembro, a cidade de Belém, capital do Pará, será palco da reunião de ministros do Turismo do G20. A escolha da cidade para sediar o encontro reflete o reconhecimento da riqueza do estado e destaca o potencial turístico de toda a região Norte. Conhecida por sua diversidade, cultura vibrante e belezas naturais, Belém está se preparando para receber turistas e participantes desse evento global.
Para receber os visitantes nessa jornada cultural, o Ministério do Turismo está empenhado em garantir que Belém esteja pronta para impressionar a todos. Além de apoiar melhorias na infraestrutura turística e investimentos na rede hoteleira local, o ministério lançará uma forte campanha promocional para mostrar ao mundo o que o Pará tem de melhor.
A partir desta quarta-feira (31), o MTur apresentará uma série de vídeos promocionais em suas redes sociais, destacando o turismo, a diversidade e a pluralidade da região. Com a assinatura “Belém: capital do Turismo do G20”, os vídeos têm o
objetivo de mostrar ao mundo a singularidade e a riqueza cultural de Belém, enfatizando suas tradições, festivais, gastronomia, música, além das belezas naturais da Amazônia.
“Temos uma determinação clara do presidente Lula para mostrar cada vez mais o Norte para os turistas brasileiros e estrangeiros e esses vídeos são uma ação inicial rumo ao fortalecimento do turismo em toda a região. Queremos aproveitar a realização do G20 este ano e da COP 30 no ano que vem para mostrar ao mundo todos os nossos atrativos”, comentou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Em oito capítulos, os turistas poderão viver verdadeiras experiências e sentir toda a atmosfera que envolve a cultura e as tradições paraenses. Perceber como é fazer um passeio de barco até a Ilha das Onças, atravessando a Baía do Guajará até a casa de um morador ribeirinho ou, ainda, sentir a energia ao se banhar em águas que cortam a Amazônia com um banho de cheiro perfumando por ervas e plantas locais.
O paladar estará sempre à prova, pois em cada novo episódio, a culinária paraense, com origem na cozinha indígena marajoara e dos povos da floresta, se fará presente trazendo a força do açaí ou a delicadeza do sabor dos seus peixes. As delícias da Cairu, com destaque para o carimbó, sabor premiado como o melhor sorvete do Brasil, também marcam presença.
A vida urbana pujante da cidade também será destacada, com espaços como a Casa na Mata, palco para artistas locais exporem fotografias, esculturas e toda a diversidade amazônica, ou o Ôvibe, que reúne música, entretenimento, cultura, arte e moda autoral agitando todos que chegam ao local.
Clique aqui e confira o primeiro vídeo da série.
Agenda