BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Aluguel de carro para motoristas de aplicativos cresce 76,5% em 3 anos

De acordo com estatísticas da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), nos últimos três anos houve crescimento de 76,5% no total de carros alugados para motoristas de aplicativos no Brasil. O salto, em números absolutos, foi de 170 mil veículos locados nessa modalidade em meados de 2021, para mais de 300 mil agora, no segundo semestre de 2024.

A frota total das locadoras no Brasil chegou a 1.570.820 automóveis e comerciais leves ao final de 2023. “Portanto, os mais de 300 mil carros locados para quem trabalha com aplicativos representam atualmente entre 18% e 20% de todos os carros das locadoras no país”, calcula Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla.

Segundo ele, essas estatísticas mostram que cada vez mais profissionais, ao fazerem contas, concluem que o aluguel é mais econômico do que trabalhar com carro próprio. “Despesas para o licenciamento, emplacamento, IPVA, para busca e compra de peças e até com mecânicos ficam com a locadora”, explica o presidente da associação setorial.

Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da Abla, acrescenta que o potencial de aluguel de carro para esses motoristas também é influenciado pelo preço dos combustíveis e pelas tarifas dos próprios aplicativos. “Cenários sem aumentos repentinos nos postos, assim como políticas tarifárias dentro da realidade da economia brasileira, praticadas pelo Uber e 99, também são importantes para a locação”.

Outro fator apontado pela entidade setorial para a demanda por essa modalidade de aluguel é que, com ela, os motoristas deixam de gastar quantias elevadas de uma vez para dar entrada ou comprar carros à vista. E, ainda, com o aluguel o profissional transfere para a locadora o custo da depreciação que o automóvel sofre ao longo do tempo.

Por fim, se o carro alugado quebrar, um veículo reserva geralmente já está incluído nos contratos. “A continuidade do trabalho nos casos de colisões, pane mecânica ou mesmo pane elétrica é fundamental nesse tipo de atividade, na qual o profissional somente obtém rendimentos quando não está parado”, completa Paulo Miguel Júnior, da Abla.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Catar fecha espaço aéreo por segurança...

Medida é preventiva e responde a aumento de instabilidade entre Irã, Israel e Estados Unidos na região do Golfo

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS