A KLM Royal Dutch Airlines deu as boas-vindas ao seu primeiro Airbus A321neo, que pousou no Aeroporto Schiphol de Amsterdã nesta semana. A chegada dessa nova aeronave marca um passo crucial no meticuloso programa de renovação da KLM, que visa apoiar operações de voo mais limpas, silenciosas e eficientes. A partir da segunda quinzena de setembro, o A321neo começará a operar em vários destinos europeus.
“Eu estava esperando por isso com grande expectativa. A chegada do primeiro A321neo marca o início da substituição de nossa frota de Boeing 737. O A321neo produz menos ruído e CO2 e, portanto, contribui significativamente para um futuro mais limpo e silencioso. Ele também oferece mais conforto. Estou ansiosa para ver como nossos passageiros experimentarão a nova aeronave”, destaca Marjan Rintel, Presidente e CEO da KLM.
Nova opção de motor
O “neo” no nome da aeronave refere-se à “nova opção de motor”, indicando que o A321neo é equipado com motores que emitem menos CO2 em comparação aos anteriores. Medido por tonelada de passageiro por quilômetro, o A321neo é cerca de 21% mais eficiente em termos de combustível do que a aeronave Boeing 737 que ele substitui. Além disso, a aeronave reduz significativamente o impacto do ruído, diminuindo pela metade a pegada sonora, o que beneficia as comunidades próximas aos aeroportos.
Mais conforto e comodidade
Os passageiros do A321neo podem esperar mais conforto, com assentos mais largos, mesas maiores e compartimentos de bagagem mais espaçosos. Cada assento é equipado com uma porta USB-C e um suporte para celular ou tablet. A aeronave também oferece mais praticidade para a tripulação, com um corredor mais amplo e compartimentos de bagagem fáceis de abrir. O interior foi projetado para aprimorar a experiência KLM, com detalhes perceptíveis e iluminação ambiente adaptada a cada etapa da viagem.
Nomes de borboletas
O A321neo começará a operar rotas para Copenhague, Berlim e Estocolmo a partir da metade de setembro, seguido por Paris, Praga e Viena. A KLM receberá mais três aeronaves A321neo ainda este ano. Continuando uma tradição de 104 anos, a KLM nomeará suas novas aeronaves com temas escolhidos pelos funcionários. Desta vez, o tema vencedor foi “Borboletas”, que simboliza a transformação iniciada com a nova frota. Os nomes das primeiras quatro aeronaves A321neo serão Swallowtail (Koninginnepage), Peach Blossom (Braamvlinder), Common Brimstone (Citroenvlinder) e Clouded Magpie (Porseleinvlinder).
Renovação da frota
A KLM investirá sete bilhões de euros em seu programa de renovação de frota nos próximos anos, o que representa uma parte significativa de seu portfólio total de investimentos. Nas rotas europeias, a KLM substituirá seus antigos Boeing 737 por aeronaves Airbus A320neo e A321neo. No KLM Cityhopper, os novos modelos E2 se juntarão às aeronaves Embraer 175 e 190. Para voos intercontinentais, a KLM adicionará cinco novos Boeing 787-10, seguidos pelo Airbus A350, que substituirá os antigos 777 e A330. Além disso, a KLM encomendou quatro A350Fs para sua divisão de cargas, que substituirão os cargueiros 747.
Agenda