A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no Turismo, oferecendo novas maneiras de promover destinos e melhorar a experiência dos viajantes. Um exemplo inovador é a Wikitravel.ai, lançada em 2024, que promete revolucionar a forma como turistas acessam informações e exploram destinos nacionais e internacionais. A plataforma permite que municípios, estados e países alimentem conteúdos sobre seus atrativos em diversos formatos, como textos, vídeos e fotos, que podem ser acessados em até dez idiomas diferentes.

Com o objetivo de auxiliar na promoção de destinos turísticos, o Wikitravel.ai responde às dúvidas mais frequentes dos turistas e cria ambientes virtuais personalizados para cada localidade. Essa tecnologia também auxilia no ranqueamento de sites oficiais, facilitando o acesso a informações e potencializando a visibilidade de destinos menores. “Muitas vezes os destinos menores não possuem um canal de divulgação oficial. A nossa ferramenta ajuda a impulsionar esses destinos. E, quando o destino já possui suas páginas e site, a Wikitravel.ai não concorre com elas, mas agrega ainda mais valor com sua tecnologia”, destaca Fabiano Simm, sócio-diretor da Wikitravel.ai.

Wikitravel.ai: Acessibilidade e inovação para atrativos turísticos

A inovação também está presente nos atrativos turísticos. Restaurantes, museus e outros pontos de interesse podem utilizar QR Codes que, ao serem escaneados pelos turistas, oferecem informações em múltiplos idiomas, melhorando a experiência dos visitantes. Segundo Simm, a plataforma oferece “uma experiência memorável” sem custos adicionais para os destinos.

O Paraná foi o primeiro estado a adotar a Wikitravel.ai, seguido por São Paulo e Roraima. O secretário de Turismo de Roraima, Bruno Brito, destaca que a plataforma também apoia o etnoturismo: “Cinco comunidades indígenas estão postando seus conteúdos na plataforma. Sem a Wikitravel.ai, isso seria impossível”.

A adesão de cidades como Curitiba, Gramado, Blumenau e Bonito demonstra o potencial da ferramenta em todo o país.