Os eventos itinerantes têm se consolidado como uma poderosa ferramenta para estimular o turismo e a economia em diferentes regiões do Brasil. A 51ª edição da Abav Expo, realizada em Brasília, é um exemplo claro desse impacto positivo, atraindo diversos profissionais e gerando oportunidades de negócios. Essa estratégia de descentralização permite que novos destinos se tornem parte das discussões e decisões do trade turístico, o que favorece o desenvolvimento regional e local.

Ana Carolina Medeiros, presidente do conselho da Abav Nacional, destacou a relevância desse modelo: “Quando levamos grandes eventos para diferentes estados, promovemos o turismo local e incentivamos o desenvolvimento regional. Cidades que recebem esse tipo de evento conseguem mostrar suas potencialidades e atrair novos visitantes, o que impacta diretamente no crescimento do setor.”

O formato itinerante também facilita o acesso de diversos atores do turismo a capacitações e parcerias. Ao entender as particularidades de cada localidade, os eventos itinerantes são capazes de oferecer soluções específicas para os desafios enfrentados pelos profissionais do setor. “Cada cidade tem sua própria realidade e seus desafios. Ao realizar eventos itinerantes, conseguimos nos aproximar dos profissionais locais e oferecer soluções específicas”, acrescenta Ana Carolina.

A Abav Expo 51 também promoveu o Abav Buyers Club, que trouxe ao Brasil 30 compradores internacionais. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, “Essa parceria entre Embratur e Abav no programa Abav Buyers Club tem ganhado eficiência e resultado a cada ano, gerando novos negócios que significam mais turistas no Brasil, mais emprego e renda em todo o país.”

A realização de eventos itinerantes reforça o papel da Abav Nacional na promoção do turismo sustentável, permitindo que estados de todo o Brasil tenham suas vocações turísticas reconhecidas e potencializadas, fomentando a economia e o turismo de maneira abrangente.