Madrid se consolidou como um dos destinos europeus favoritos entre brasileiros, em especial aqueles que buscam experiência de compras premium. Somente no primeiro semestre deste ano, a capital espanhola recebeu cerca de 104 mil turistas brasileiros, alta de 35% frente 2023 e 32% a mais que em 2019. O número é mais da metade do registrado durante todo o ano de 2023, quando o destino recebeu cerca de 190 mil visitantes brasileiros, alta de 62,7% frente ao ano anterior.

O volume de turistas brasileiros registrados em Madrid no primeiro semestre corresponde ainda a quase metade (44,7%) do total de brasileiros que visitaram a Espanha no mesmo período. Com isso, o país totalizou mais de 316 visitantes e gerando gastos superiores a 621 milhões de euros, marcando um crescimento anual de 17%. Os dados são do Instituto de Turismo da Espanha (Turespaña).

Em resposta a esse notável crescimento, foi lançada a edição 2024 da Campanha Madrid Sete Estrelas, durante evento no Instituto Cervantes, em São Paulo (SP). A Iniciativa da Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madrid faz parte de uma série de ações do governo espanhol para destacar a capital espanhola como a “melhor loja do mundo”, ressaltando a oferta de produtos de luxo, vestuário, beleza, decoração e gastronomia.

Madrid Sete Estrelas

Durante o evento, foram apresentados os principais diferenciais de Madrid em relação às demais cidades globais ao redor do mundo, principalmente seu potencial turístico para o segmento de compras e luxo. “Madrid é um verdadeiro paraíso para os amantes das compras e experiências de luxo”, afirmou Esther Calvo Ruiz, diretora Internacional da Câmara de Comércio de Madrid.

Esther destaca que o perfil dos turistas brasileiros se caracteriza pelo interesse em experiências de alta padrão, com 69% viajando em primeira classe e 59% optando por hotéis de luxo. Segundo ela, o turista brasileiro possui um gasto médio elevado, priorizando principalmente experiências gastronômicas (70%), além de atrações culturais e históricas (66%). Em 2023, o gasto total de brasileiros em Madrid foi de cerca de 340 milhões de euros.

A executiva discorreu sobre a variedade de opções que atendem essa demanda da maior parte do público brasileiro. Entre elas, estão lojas de marcas centenárias ao lado dos mais modernos centros de consumo, incluindo as grifes internacionais, muitas delas concentradas na Milla de Oro e na Galería Canalejas.

Já a rede hoteleira ede Madrid conta com mais de 1,1 mil hotéis, oferecendo cerca de 59 mil quartos e 118 mil camas, dos quais 66% estão em categorias de luxo. A indústria hoteleira também está em plena expansão, com novas aberturas a serem anunciadas em breve, inclusive de marcas internacionais como Four Seasons, W Hotel, Hard Rock e Mandarim Oriental.

No setor gastronômico, Madrid conta com 22 restaurantes premiados com estrelas Michelin, com destaque DiverXO, que possui três estrelas. Além disso, há espaços tradicionais e mercados restaurados que foram transformados em centros de alta gastronomia, como o Mercado de San Miguel e o Platea.

A vida noturna da cidade é destaque pela extensa programação de festas, shows e festivais. Para famílias, Madrid conta ainda com 14 parques temáticos e uma série de atividades para todas as idades. “Madrid é conhecida como a cidade que nunca dorme, com mais de meio milhão de pessoas desfrutando da vida noturna em diversas áreas da cidade”, destaca a diretora.

Madrid também oferece um sistema de reembolso de IVA mais acessível aos turistas, que permite a devolução de 16% em compras, por meio de totens de autoatendimento nos aeroportos e na plataforma digital Diva.

Fora isso, a capital espanhola também dispõe um dos melhores sistemas de metrô da Europa, com 300 estações e 400 quilômetros de extensão, além do Aeroporto de Barajas, que recebeu 60 milhões de passageiros no ano passado. Existe um projeto para expandir o aeroporto e aumentar a capacidade para 90 milhões, com um investimento de 2,4 bilhões de euros.

Localizada no centro do país e contando com uma complexa rede de estradas e linhas de trens de alta velocidade, Madrid também serve como portão de entrada para diversos outros destinos espanhóis. Isso inclui destinos de esqui, roteiros de enoturismo e cidades históricas, como Aranjuez, Alcalá de Henares, Toledo, Segóvia, Salamanca e Córdoba.

Turismo na Espanha

Pablo Montesino Espartero, cônsul-geral da Espanha em São Paulo, também marcou presença no evento destacando que a mudança mais importante dos últimos tempos foi a expansão do Turismo como fenômeno global. “Hoje, o Turismo na Europa, em especial na Espanha, tem uma importância extraordinária que vai muito além do aspecto econômico, mas um instrumento de integração entre povos e nações”, declarou.

“O desenvolvimento de Madrid como destino turístico foi uma das surpresas mais agradáveis que tive nos últimos anos”, continua Diaz. “Antes, o turismo espanhol se limitava ao litoral, mas hoje Madrid é um dos destinos mais importantes do mundo. Temos turistas de todos os cantos durante todo o ano, alguns dos museus mais importantes do mundo, infraestrutura em constante desenvolvimento e alta conectividade, tanto interna como externa à Espanha”, conclui.

Além da alta mobilidade urbana e interestadual, são mais de 100 voos que saem de cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), fomentando a escolha de turistas brasileiros pela capital espanhola.