Os destinos turísticos brasileiros estão em evidência no Reino Unido e Irlanda por meio do roadshow promovido pela Visit Brazil Travel & Cultural Association (Vbrata), em parceria com a Embratur. A iniciativa, chamada Vbrata Brasil Roadshow Europa & Reino Unido, já percorreu a Itália, Espanha, Alemanha, França e Portugal, chegando agora à etapa final nas ilhas britânicas. Na última terça-feira (29), o evento atraiu 65 agentes de viagens e operadores turísticos em Londres, capital da Inglaterra, para apresentar destinos como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Visit São Paulo e Foz do Iguaçu (PR).

A ação, que se estendeu nesta quarta-feira (30) para Birmingham e seguirá nesta quinta-feira (31) para Manchester, encerrando-se na sexta-feira (1º) em Dublin, na Irlanda, tem como principal objetivo capacitar o trade turístico local para a comercialização dos destinos brasileiros. O roadshow proporciona a esses profissionais um panorama detalhado sobre as possibilidades de viagens e experiências no Brasil, ampliando as oportunidades de negócio e a inserção das cidades brasileiras nos catálogos de turismo do Reino Unido e da Irlanda.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou o potencial do mercado britânico para o turismo brasileiro. “Segundo a pesquisa com consumidores britânicos feita pela Penta, a pedido da Embratur, 68% têm interesse em conhecer o Brasil. De acordo com a Global Data, 44% das emissões de passagens do mercado do Reino Unido são emitidas pelo trade turístico, sendo 47% via agências de viagem. O que fazemos é com base em dados, e esses números mostram a importância de capacitarmos os agentes de viagens sobre os destinos nacionais, tanto entre os britânicos quanto os irlandeses”, afirmou Freixo.

Dados recentes reforçam o interesse crescente dos turistas britânicos pelo Brasil: entre janeiro e setembro de 2024, o país recebeu 111.114 visitantes vindos do Reino Unido, um aumento de 18,2% em relação ao ano anterior. A Irlanda também apresentou um crescimento significativo, com 32.204 turistas irlandeses viajando ao Brasil no mesmo período — mais de 20% acima do registrado no ano anterior.

Glauco Fuzinatto, presidente da Vbrata, destacou o papel essencial da parceria com a Embratur: “O apoio da Embratur na promoção em parceria com os destinos para o trade britânico e irlandês é fundamental para ampliar o conhecimento e motivar os agentes de viagens a descobrir e vender mais o Brasil. Neste sentido, os roadshows da Vbrata são uma ferramenta fundamental para capacitação dos agentes de viagens, proporcionando um conhecimento aprofundado e atualizado sobre os destinos brasileiros, o que se traduz em resultados concretos para o crescimento do setor.”