O Governo Federal anunciou o investimento de R$ 170 milhões para a construção do Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, um projeto que atende a antiga demanda da Serra e Região das Hortênsias, próximo a Gramado. A verba, oriunda do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) por meio de um convênio com a Prefeitura de Caxias do Sul, permitirá a execução da primeira etapa da obra, com previsão para início em 2025.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, detalhou que a construção incluirá obras de terraplanagem, pista e infraestrutura, com a conclusão do projeto e o início das licitações nos próximos meses.
O aeroporto de Caxias do Sul, localizado a cerca de 40 km de Gramado e Canela, deve reduzir pela metade o tempo de deslocamento dos turistas que chegam ao Rio Grande do Sul com destino a essas cidades. A expectativa é de que o Aeroporto da Serra Gaúcha movimente cerca de 1 milhão de passageiros e 1,2 milhão de toneladas de carga no primeiro ano de operação, consolidando-se como um dos principais hubs aéreos do Sul do país.
Agenda