BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Passageiros buscam tecnologia e agilidade em processos de viagem, diz Iata

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) revelou dados da Pesquisa Global de Passageiros (GPS) de 2024, indicando que a praticidade e o uso de tecnologia são aspectos cada vez mais valorizados pelos passageiros em viagem. De acordo com a pesquisa, os viajantes preferem processos simplificados que incluam identificação biométrica e, sempre que possível, a possibilidade de concluir etapas da viagem antes de chegarem ao aeroporto.

“Os passageiros querem flexibilidade e transparência ao planejar e reservar suas viagens, além de rapidez e praticidade no aeroporto”, afirmou Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e segurança da Iata.

Os dados mostram que 68% dos entrevistados escolhem seu aeroporto de embarque com base na proximidade, enquanto a reserva online e por aplicativos móveis lidera com 71%. Em termos de pagamento, 79% dos passageiros ainda preferem o uso de cartões de crédito ou débito, mas as carteiras digitais vêm ganhando adeptos, representando 20% das preferências.

De acordo com Muhammad Albakri, vice-presidente sênior de serviços financeiros da Iata, os viajantes esperam praticidade similar à de outras compras online: “Isso significa simplicidade, clareza e opções para atender às suas preferências, além de manter seus dados seguros”, comentou.

Dentro do aeroporto, os viajantes manifestam forte interesse por soluções que reduzam o tempo de espera. A pesquisa revelou que 70% dos passageiros esperam levar 30 minutos ou menos para alcançar o portão de embarque quando viajam apenas com bagagem de mão, enquanto 89% demonstram interesse em um programa de “viajante confiável” que agilize o processo de segurança. Além disso, 46% já usaram identificação biométrica nos aeroportos, com uma taxa de satisfação de 84% entre os usuários dessa tecnologia.

“A mensagem clara dos viajantes é que eles esperam embarcar com mais rapidez usando a tecnologia e processos mais inteligentes que começam bem antes da chegada ao aeroporto”, destacou Careen, reforçando que o setor tem investido na implementação de biometria e identidade digital para uma experiência de viagem simplificada.

Preferências Regionais

A pesquisa GPS revelou também preferências regionais específicas:

África: Passageiros preferem conveniência e frequentemente recorrem a agentes de viagem para reservas, além de enfrentarem dificuldades com processos de visto.

Ásia-Pacífico: A região lidera no uso de aplicativos e carteiras digitais, mas a complexidade nos vistos é um empecilho recorrente.
Europa: Passageiros são mais cautelosos com o uso de soluções digitais, preferindo reservas no site das companhias aéreas.

Oriente Médio: Viajantes priorizam aeroportos com boas instalações e são entusiastas do uso de smartphones para pagamentos e biometria.

América do Norte: Alta preferência pelo uso de identificação biométrica e disposição para compartilhamento de dados, visando segurança rápida no aeroporto.

América Latina e Caribe: Maior preferência por pagamento parcelado e alta disposição para adoção de biometria.

A pesquisa evidencia que as expectativas dos passageiros estão cada vez mais voltadas para a agilidade e uso de tecnologia, desafiando o setor de viagem a se adaptar a uma nova demanda por conveniência e inovação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Expo Turismo Goiás se consolida como...

Idealizada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, feira chega à 5ª edição com expectativa de expansão internacional, foco em tecnologia e valorização das mulheres no setor

Jayme Bernardo assina interiores do The...

Novo hotel da Rede Deville aposta em design contemporâneo, biofilia e peças autorais para unir bem-estar e identidade local

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS