Washington, DC, será o palco do evento global WorldPride 2025, de 17 de maio a 8 de junho, marcando um momento histórico para a comunidade LGBTQ+. O tema oficial escolhido para a celebração será “The Fabric of Freedom”, representando união e um chamado global à ação para as pessoas LGBTQ+ e seus aliados, especialmente após as eleições nos EUA em 2024. A celebração também coincidirá com o 50º aniversário das primeiras paradas do orgulho na capital dos Estados Unidos, esperando atrair cerca de 3 milhões de visitantes de todo o mundo.

“Washington, DC há muito tempo é líder nos direitos LGBTQ+ e estamos muito entusiasmados em reunir o mundo para a Pride das nossas vidas na WorldPride 2025”, afirmou a prefeita Muriel Bowser. “Com o tema deste ano, ‘The Fabric of Freedom’, estamos recebendo o mundo em DC para compartilhar e celebrar nossos valores de unidade, diversidade e compaixão. Convido a todos a planejarem sua viagem para DC e se juntarem a nós.”

Ryan Bos, diretor-executivo da Capital Pride Alliance, complementou: “Inspirados por nossa história de resistência, perseverança e luta, continuaremos trabalhando juntos para construir um futuro no qual cada indivíduo possa viver livremente como é. Nossa comunidade está pronta para continuar essa luta pela igualdade, sabendo que o progresso é impulsionado por cada um de nós, todos os dias. A unidade neste momento é mais importante do que nunca e nosso tema convoca todos à ação.”

A programação da WorldPride 2025 será vibrante e repleta de eventos culturais, com destaque para a apresentação de Shakira, aliada e defensora dos direitos LGBTQ+, no sábado, 31 de maio, e o início da primeira Capital Cup, um Festival de Esportes da WorldPride. Além disso, a conferência de Direitos Humanos da WorldPride será realizada de 4 a 6 de junho, e o Festival de Música WorldPride acontecerá de 6 a 7 de junho, com uma série de apresentações musicais em três palcos. A icônica Parada da WorldPride, no sábado, 7 de junho, começará no bairro de Logan Circle e seguirá até a Pennsylvania Avenue, com o Capitólio dos EUA como cenário.

O evento culminará com o Festival de Rua e Concerto WorldPride, que acontecerá de 7 a 8 de junho, além de um “Rally and March” no domingo, 8 de junho, com a presença de ativistas e líderes LGBTQ+ de todo o mundo. A cerimônia de encerramento do evento promete ser épica, com apresentações de artistas renomados e celebrações emocionantes.