BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

Locadoras fecham 2024 com crescimento de 5% em compras de carros

Conforme projeção da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), divulgada nesta terça-feira (26), em coletiva de imprensa que antecede a realização da Expo ABLA – 19º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, as empresas de aluguel de carros que atuam no Brasil vão terminar 2024 com um total de compras próximo a 620 mil automóveis e comerciais leves.

Esse volume representa crescimento de 5% em relação ao total adquirido no ano passado. Somente de janeiro a outubro desse ano o total de compras de 0 km feito por locadoras já chegou a 502,5 mil unidades, equivalentes a 25,12% de todos automóveis e comerciais leves comercializados pelas montadoras.

Se a projeção de vendas da Anfavea de 2,45 milhões de automóveis e comerciais leves novos em 2024 for considerada, as 620 mil unidades absorvidas pelo setor de locação representarão 25,3% do total vendido pela indústria no ano. Uma tendência que se revela nos últimos 3 anos, quando os números de aquisição ficaram em 25%.

Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla, diz que as projeções ratificam que o setor de aluguel de carros continua essencial para fazer a roda girar em termos de vendas de veículos. “Mais pessoas, empresas e órgãos públicos estão chegando à conclusão de que é mais inteligente pagar só pelo uso dos veículos do que gastar tempo e dinheiro com a compra, manutenção e com a gestão das frotas próprias”, avalia Nazaré.

A Abla estima ainda que as locadoras terminarão 2024 com uma frota total que incluem novos e seminovos de 1,65 milhões de automóveis e comerciais leves, o que representa um crescimento de 5,1% na comparação com a frota total de 1,57 milhões de unidades registrada em 2023.  Ao final do terceiro trimestre desse ano a frota total das locadoras já chegou a 1,6 milhões de automóveis e comerciais leves.

Os dados apresentados revelam, ainda, que a modalidade de locação que mais crescerá esse ano será a do Carro por Assinatura, com projeção de aumento de 44% no total da frota do setor destinada a esse perfil de clientes. Ao final 2024, serão aproximadamente 880 mil automóveis e comerciais leves destinados para aluguéis de longo prazo (terceirização de frotas), sendo 180 mil deles para os clientes do Carro por Assinatura.

As projeções e estatísticas da Abla foram feitas a partir dos dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Expo ABLA

Na edição de 2024, a Expo ABLA ocupará um espaço de exposição superior a oito mil metros quadrados no pavilhão principal do São Paulo Expo, que também já foi a casa do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Trata-se do principal evento do setor de locação de veículos da América Latina. Serão mais de 70 expositores e apoiadores, com aproximadamente 45 palestrantes, mais de 15 horas de conteúdo e público estimado em mais de dois mil participantes durante os dias de evento (27 e 28 de novembro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS