Com resultados superiores aos do período pré-pandemia e um planejamento robusto, a R11 Travel e a Royal Caribbean traçam estratégias ambiciosas para 2025, visando não apenas consolidar sua liderança de mercado, mas também expandir sua presença no Brasil. As duas empresas acabaram de formalizar a renovação da parceria, por meio de um contrato multianual, e revelaram novidades para 2025.
Em 2024, a R11 Travel realizou 48 treinamentos, 60 eventos e participou de 11 feiras de turismo, impactando diretamente cerca de 25 mil agentes de viagem. Para o próximo ano, a meta é ampliar esse alcance em 15%, atingindo 31 mil agentes capacitados e conectados às suas operações. “Esse contato com o trade é essencial para atender à crescente demanda do mercado. Não é apenas uma questão de tecnologia, mas também de proximidade com os agentes em todas as regiões do Brasil”, afirma Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel.
A empresa aposta em um modelo híbrido de atendimento, unindo tecnologia e humanização. Entre as inovações tecnológicas está a expansão da sala de realidade virtual, onde agentes e até clientes finais podem vivenciar uma simulação da experiência de um cruzeiro. “A sala de realidade virtual tem sido um diferencial. Mesmo que os navios não estejam fisicamente disponíveis em São Paulo, conseguimos trazer os agentes para dentro dessa experiência, o que tem um impacto direto nas vendas”, explica Amaral.
A representante da Royal Caribbean também apostou no aprimoramento de sua biblioteca de conteúdo, que inclui materiais de treinamento, fotos, vídeos e cursos exclusivos para os agentes de viagem. Além disso, Amaral destaca o compromisso em reforçar o contato humano. “Se o agente prefere ligar, sempre terá alguém capacitado e motivado para atendê-lo. Nosso objetivo é oferecer suporte de excelência em todos os canais”.
Expansão
Renata Lazari, diretora da Royal Caribbean no Brasil, ressaltou que os lançamentos previstos para os próximos anos estão alinhados ao perfil do público brasileiro, que busca inovação e qualidade. “Além do Royal Beach Club em Nassau e do Star of the Seas, a Royal está reformulando o Allure of the Seas, que navegará pela Europa, outro destino muito procurado pelos brasileiros. Também estamos trazendo de volta o Caribe sem visto, uma excelente oportunidade para quem ainda não tem o visto americano vivenciar uma experiência única”, detalha.
A Royal Caribbean e a R11 Travel também planejam intensificar sua presença regional. “Participamos de eventos em diversas partes do Brasil, incluindo cidades como Caruaru (PE), Londrina (PR) e Manaus (AM). O objetivo é estar perto dos agentes que muitas vezes têm menos acesso a esse tipo de capacitação. Isso faz toda a diferença na percepção do trade e na preparação para atender às necessidades do público final”, destaca Amaral.
Com cerca de 50% de participação no mercado de brasileiros em cruzeiros internacionais, a R11 Travel e a Royal Caribbean reforçam o compromisso de oferecer uma experiência diferenciada. “Nosso público é exigente e valoriza a qualidade, seja em acomodações premium ou nos serviços oferecidos. Essa preferência reflete não apenas o produto que entregamos, mas o trabalho dedicado de uma equipe apaixonada pelo segmento”, conclui Amaral.
Agenda