A Gol Linhas Aéreas retomou nesta terça-feira (10) os voos diretos entre o Brasil e Cancún (CUN), no México, com três frequências semanais. A operação, exclusiva da companhia, parte do Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) e conecta o país ao Caribe Mexicano sem escalas, consolidando o processo de expansão internacional da empresa.

Além de Brasília, a nova rota encurta o tempo de viagem de passageiros vindos de cidades como São Paulo/Congonhas (CGH), Rio de Janeiro/Santos Dumont (SDU) e outros 30 destinos brasileiros, incluindo Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador. A conectividade no hub de Brasília amplia a acessibilidade a Cancún para viajantes de diferentes regiões, além de oferecer conexões internacionais como Buenos Aires e destinos na América Central.

“A retomada para Cancún, destino renomado internacionalmente, representa um importante passo na expansão internacional da Gol. A combinação única de praias paradisíacas, natureza e cultura é objeto de desejo de muitos clientes”, afirmou Rafael Araújo, diretor executivo de Planejamento da companhia.

O relançamento da rota para Cancún faz parte do esforço da Gol em ampliar sua atuação internacional. Este ano, a empresa iniciou operações em Bogotá, na Colômbia, e San José, na Costa Rica, e em breve expandirá para Aruba e Punta Cana, totalizando 14 destinos internacionais atendidos.

Segundo Andres Martínez, CEO do Consejo de Promoción Turística de Quintana Roo (CPTQ), o novo voo reforça os laços entre o Brasil e o Caribe Mexicano. “É a primeira vez em cinco anos que temos uma ligação direta de Brasília, uma das principais cidades da América Latina. Estamos otimistas com o sucesso desta rota e prontos para trabalhar com a Gol e seus parceiros para expandir ainda mais essa operação”, declarou.

O voo inaugural contou com uma ação promocional no Aeroporto Internacional de Brasília, em parceria com a Inframerica, e outra ação a bordo em parceria com a marca Garoto, oferecendo aos passageiros o bombom Caribe como parte da experiência de bordo, vinculada à campanha #CaribeNoCaribe.

A bordo, passageiros receberam o chocolate Caribe – da marca Garoto – para celebrar a rota com o Caribe mexicano. Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)

Conveniência e sustentabilidade na operação

Os voos para Cancún serão operados por aeronaves Boeing 737 MAX 8, reconhecidas pela eficiência energética e menor impacto ambiental. A configuração internacional comporta 176 passageiros e oferece a classe Gol Premium Economy, com maior espaço entre assentos, serviços aprimorados e franquias adicionais de bagagem.

As passagens estão disponíveis nos canais de venda da Gol e da Smiles, programa de fidelidade da companhia, que permite a compra em milhas ou na modalidade Smiles & Money. Clientes interessados devem estar atentos à necessidade de visto mexicano, com possibilidade de isenção para portadores de vistos de países como Estados Unidos, Canadá e Japão.

Horários e ampliação das frequências

Atualmente, os voos partem de Brasília às terças e sábados, com uma frequência adicional às quintas a partir de junho de 2025. A partir de abril, a companhia planeja uniformizar os horários de decolagem, oferecendo maior flexibilidade aos passageiros.

“O Aeroporto de Brasília tem se consolidado como um dos principais hubs da Gol, tanto para voos nacionais quanto internacionais. Essa operação exclusiva para Cancún reforça nosso papel estratégico na conectividade aérea”, destacou Daniel Dumaresq, gerente de Negócios Aéreos da Inframerica.