A Gol Linhas Aéreas inaugurou nesta quarta-feira (18) sua mais nova rota internacional, conectando São Paulo (GRU) à ilha caribenha de Aruba (AUA). O voo G3 7716, operado com um Boeing 737 MAX 8, decolou às 15h30 do Aeroporto de Guarulhos após uma cerimônia que reuniu representantes da companhia, autoridades de Aruba e do setor aéreo brasileiro.
Com essa nova operação, a Gol se torna a única companhia a oferecer voos diretos do Brasil para Aruba, consolidando sua liderança em rotas sem escalas para destinos no Caribe. Na alta temporada, serão três frequências semanais – às segundas, quartas e sábados – reduzindo para duas ou uma frequência semanal nas baixas temporadas.
A ilha de Aruba, conhecida como “Ilha Feliz”, é um dos destinos preferidos do público brasileiro, graças ao clima quente durante todo o ano, praias paradisíacas e atrações como cassinos e esportes aquáticos. Segundo a CEO da Aruba Tourism Authority (ATA), Ronella Croes, a nova rota será um motor de crescimento para o turismo local.
“Na última década, o mercado brasileiro cresceu 17% ao ano, e esperamos um incremento de 61% em 2025. Esta conexão direta nos aproxima ainda mais de um dos nossos maiores mercados turísticos”, afirmou Croes.
Com o fortalecimento da malha aérea entre Brasil e Caribe, a expectativa é de que Aruba receba mais de 182 mil visitantes da América Latina até o final de 2024, representando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior.
Para Ronella Croes, o momento é de celebração e planejamento: “Estamos diversificando mercados e expandindo nossa presença na América Latina. Essa parceria com a Gol é essencial para o crescimento sustentável de nosso turismo”.
Além de fomentar o turismo, a rota facilita o fluxo de negócios e logística entre os dois países. “Estamos aproximando nossos povos com alegria, comodidade e segurança, contribuindo para o desenvolvimento da economia regional”, destacou Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da Gol.
A cerimônia de inauguração no Aeroporto de Guarulhos contou com a presença de nomes como Bruno Balan, gerente executivo da Gol, e Wieneke Vullings, cônsul geral dos Países Baixos no Brasil. Do lado arubano, marcaram presença Ronella Croes, o ministro do Turismo Danguillaume Oduber e a primeira-ministra Evelyn Wever-Croes.
“Essa nova rota demonstra a força da economia brasileira, com mais pessoas viajando e se conectando internacionalmente”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil.
Celso Sabino, ministro do Turismo, reforçou a importância da ampliação de voos e ortas para o Caribe. “Conexões como essa aumentam a competitividade do Brasil no turismo internacional, além de promover nossos atrativos para visitantes estrangeiros”.
Agenda