A venda de passagens aéreas para a nova rota Porto (Portugal)-Recife (PE) começará no próximo dia 30 de janeiro. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (15), em Brasília (DF), por Celso Sabino, ministro do Turismo, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, além de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, João Campos, prefeito da capital pernambucana, e de representantes da Azul Linhas Aéreas. O voo inaugural será em junho e marca um importante passo no fortalecimento do turismo internacional e das viagens de negócios no Brasil.

Para Sabino, o anúncio é resultado de um esforço conjunto fortalecer o turismo nos destinos do Nordeste. “A inauguração desta rota direta entre Recife e a cidade do Porto não é apenas uma conexão entre dois destinos, mas um passo estratégico para fortalecer o turismo internacional e impulsionar o intercâmbio cultural e econômico entre o Brasil e Portugal. Recife se consolida como um importante hub aéreo e o Nordeste ganha ainda mais visibilidade como uma região competitiva no cenário global”, afirmou.

Durante o anúncio, o Costa Filho ressaltou a relevância da nova rota para o desenvolvimento da aviação nacional e internacional. “Esse voo vai integrar ainda mais o estado de Pernambuco, o Nordeste e o Brasil a Portugal, não apenas do ponto de vista do turismo de lazer, pela nossa história e cultura, mas também pelo turismo de negócios, o que ajuda toda a região”, destacou.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, tem promovido esforços significativos para o desenvolvimento do setor, alcançando vários resultados positivos. Em 2024, o Brasil bateu recorde de turistas internacionais, ultrapassando 6,65 milhões de visitantes estrangeiros.

A Pasta também anunciou, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, um total de 118,3 milhões de passageiros transportados na aviação comercial, representando a inserção de 20 milhões de pessoas na aviação civil do Brasil, nos últimos dois anos.

Campos agradeceu a parceria com os Ministérios do Turismo, de Portos e Aeroportos e a Embratur na concepção da nova rota, destacando sua relevância estratégica. “É fruto do trabalho e da visão estratégica de captar um voo para uma rota inexistente. Hoje, não há nenhuma conexão do Nordeste brasileiro com a cidade do Porto, e essa primeira conexão será via Recife”, concluiu o prefeito de Recife.

Turismo internacional

Em 2024, os destinos de Pernambuco receberam mais de 67 mil turistas internacionais, um crescimento de 7,7% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados no início de Janeiro pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal. Somente em dezembro, 12.820 estrangeiros visitaram o estado, um aumento de 61,52% em relação ao mesmo mês de 2023.

Além das tradicionais atrações turísticas da capital, como o Marco Zero e a Praia de Boa Viagem, Pernambuco se destaca por destinos como Olinda, Maragogi, Ilha de Itamaracá, Ipojuca e Bezerros. Esses locais oferecem uma combinação única de belas praias, natureza exuberante e rica cultura. A animação pernambucana também é um dos grandes atrativos, com ritmos como o frevo e o maracatu encantando os visitantes durante o famoso carnaval do estado e em outros eventos repletos de diversão.