A VFS Global, prestadora de serviços de solicitação de vistos e terceirização de serviços para governos e missões diplomáticas, parceira de 69 governos ao redor do globo, traz os principais insights e atualizações para ajudar os solicitantes a garantir uma experiência sem contratempos ao fazerem o pedido de visto. Muitas pessoas acabam cometendo erros que podem ser evitados durante o processo.

Aqui estão os mais frequentes e orientações de como resolvê-los:

Incompatibilidade de informações: Certifique-se de que os detalhes no formulário de solicitação, como nome, número do passaporte e data de nascimento, correspondam exatamente aos seus documentos oficiais. Em alguns casos, as pessoas tendem a escrever informações que são inconsistentes com seus documentos ou comprovantes de identidade.

Formato incorreto da foto: Envie fotos que atendam ao formato exigido. Acesse o site da empresa para obter as diretrizes para fotos específicas do país para o qual fará o pedido.

Documentação incompleta: Consulte a lista de verificação específica do destino disponível nas páginas de informações da VFS Global para enviar todos os documentos necessários. Até mesmo um único documento faltante pode tornar a solicitação incompleta.

Extratos bancários não autenticados: Para determinados destinos, certifique-se de que seus extratos bancários estejam devidamente autenticados, conforme exigido. Embora seja comum apresentar extratos bancários, e a maioria dos viajantes esteja ciente disso, não ter esses extratos bancários autenticados é um erro comum.

Prazos e dicas de preparação

A VFS não controla os prazos de processamento das solicitações de visto. Além disso, a decisão sobre as solicitações de visto, a validade do visto e os prazos para processá-las são de responsabilidade exclusiva das respectivas embaixadas ou consulados. A companhia lida apenas com os aspectos administrativos e não judiciais do processo de solicitação de visto.

“Nesse sentido, incentivamos regularmente os solicitantes a fazer a solicitação com bastante antecedência de sua viagem, tendo em mente os prazos de processamento dos diferentes países. Todos os requisitos de documentação e outros aspectos seguem as diretrizes e exigências claras dos governos de nossos clientes”, comenta Amit Kumar Sharma, head para as Américas da VFS Global.

Um outro ponto é que os documentos de viagem tendem a levar mais tempo para serem processados durante a alta temporada de viagens. Cada país tem um tempo de resposta diferente para o processamento da solicitação de visto. A maioria dos países aceita solicitações até 90 dias antes da data da viagem e o pedido de visto com bastante antecedência permite tempo suficiente para lidar com eventuais atrasos e imprevistos.

Cuidado com as fraudes

É importante se manter atento para evitar práticas fraudulentas comuns, incluindo venda de agendamento, emissão de cartas de agendamento falsas e alegações sobre o poder de influenciar decisões para aprovação de visto.

“Um dos golpes mais comuns envolve falsas ofertas de emprego ou serviços de imigração em nome de organizações de processamento de vistos. Se uma empresa de vistos prometer oportunidades de trabalho ou ajuda para processos de imigração, desconfie. Autoridades consulares ou empresas de suporte em solicitações de visto não atuam como recrutadoras ou consultoras de imigração e não prometem facilitar concessões de visto. Caso receba mensagens desse tipo, ignore e denuncie”, reforça o executivo.

Fraudes em solicitações de visto muitas vezes também envolvem pedidos de pagamento para contas pessoais ou canais não oficiais. Pagamentos para o processo de visto devem ser realizados exclusivamente por meios oficiais, como o site da organização ou centros de atendimento. Nunca deposite dinheiro em contas de terceiros e desconfie de pedidos de transferência para contas pessoais, pois empresas legítimas não solicitam esse tipo de pagamento.

Para evitar informações enganosas, consulte exclusivamente os canais oficiais, como o site da empresa ou suas redes sociais verificadas, para obter detalhes sobre taxas, prazos e documentos necessários. Evite confiar em informações recebidas de fontes não oficiais, como grupos de redes sociais não verificados ou de terceiros desconhecidos.

Compromisso com a proteção de dados

A proteção de dados e a segurança das informações são funções essenciais para os negócios da VFS Global. Como parceira confiável de 69 governos com uma extensa rede global em mais de 150 países e como cidadã corporativa responsável, a empresa cumpre diversas leis de localização, privacidade e proteção de dados, incluindo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, da União Europeia (GDPR).

Os dados dos candidatos também são automaticamente eliminados dos sistemas da companhia assim que suas informações são transferidas para os governos dos clientes. Além disso, a segurança dos dados é totalmente incorporada ao projeto e ao funcionamento dos processos da empresa, que adere totalmente aos mais altos padrões internacionais, como ISO/IEC 26801:2013 e UK Cyber Essentials, por exemplo. A VFS Global segue investindo recursos significativos na construção dessas funções com sistemas e controles robustos.

“Ao longo dos anos, nos adaptamos às constantes necessidades em evolução do setor de viagens ao integrar tecnologias avançadas para criar processos convenientes e confortáveis tanto para os solicitantes quanto para os governos. Nosso esforço contínuo visa aumentar a eficiência, analisando e aprimorando nossos processos para tornar a mobilidade internacional mais fluida para todos. E estamos empenhados em fornecer direcionamentos claros e confiáveis para que os viajantes do Brasil possam ter uma experiência de solicitação de visto segura a aprimorada”, finaliza Sharma.