O turismo de luxo segue em ascensão no Brasil, impulsionado pela mudança no comportamento do consumidor, que prioriza experiências em vez de bens materiais. Essa transformação será um dos destaques da ILTM Latin America 2025, que acontece na Bienal de São Paulo entre os dias 5 e 8 de maio, reunindo as principais marcas e destinos do segmento para rodadas de negócios e apresentação de tendências globais.
De acordo com o Relatório Anual de Tendências de Viagens de Luxo, desenvolvido pela ILTM Latin America em parceria com a Panrotas, 81% dos consumidores de alto poder aquisitivo enxergam as viagens como uma atividade essencial para autocuidado e crescimento pessoal. Além disso, o setor deve crescer 15% nos próximos cinco anos no Brasil, acompanhando a expansão da classe de consumidores de luxo no país.
“O turismo de alto padrão percebe uma preocupação maior dos viajantes com sustentabilidade e responsabilidade social. As pessoas buscam ter menos coisas e viver mais histórias para contar. Viajar está entre os principais momentos para vivenciar essas experiências, e, por isso, nosso setor não para de crescer”, destaca Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America e ILTM North America.
Wellness: pilar do turismo de luxo
O bem-estar se consolidou como uma das prioridades dos turistas de luxo. Segundo o relatório, 74% dos entrevistados já adotaram práticas de wellness em sua rotina diária, e 54% realizaram viagens voltadas exclusivamente para saúde e bem-estar, com intenção de repetir a experiência.
“As pessoas não querem interromper a busca por equilíbrio físico e mental enquanto viajam. Pelo contrário, procuram destinos, hotéis e atividades que ofereçam ainda mais saúde e bem-estar do que no dia a dia. O mercado entendeu essa demanda e oferece uma variedade cada vez maior de programas fitness personalizados, tratamentos de spa exclusivos, práticas de mindfulness, imersões na natureza e até check-ups de saúde”, afirma Mayle.
Outro destaque do segmento é o crescimento das viagens de wellness em família, com 43% dos turistas demonstrando interesse em integrar crianças em experiências voltadas para relaxamento e saúde.
O mercado de turismo de luxo no Brasil foi estimado em R$ 80 bilhões em 2023, com projeção para atingir R$ 130 bilhões até 2030. Os turistas brasileiros desse nicho dobraram o orçamento para viagens de alto padrão em 2025, realizando, em média, três viagens internacionais por ano, com permanência entre 11 e 15 dias por destino.
A sustentabilidade também se tornou um fator determinante na escolha dos viajantes. “Além do crescimento, vemos um mercado mais maduro, com uma maioria de brasileiros declarando estarem mais dispostos a pagar um valor mais alto por experiências de viagem sustentáveis e ecologicamente corretas”, destaca Simon Mayle.
A ILTM Latin America registrou um crescimento de 29% em 2023 em relação ao ano anterior e promete superar as expectativas em 2025.
Agenda