Após meses de incerteza no setor turístico do Rio Grande do Sul, a retomada dos voos internacionais no Aeroporto Salgado Filho trouxe uma nova perspectiva para o mercado de viagens. Embora o fluxo ainda não tenha atingido os patamares anteriores às enchentes que impactaram a região, os profissionais do setor observam uma crescente na demanda e se mostram otimistas com a recuperação total ao longo de 2025.

“As atividades ainda não voltaram ao normal, mas as consultas estão aumentando. Com o pleno retorno dos voos internacionais, a tendência é que a demanda cresça cada vez mais”, avalia Cinara do Santos, da agência Ci Travel.

A reativação das conexões diretas com destinos no exterior já reflete no interesse dos gaúchos por viagens internacionais. João Augusto Machado, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS),  destaca a expectativa em torno de novas rotas. “Por isso, algumas rotas estão sendo muito aguardadas pelos profissionais do setor, como o voo da Aerolíneas Argentinas em março e, posteriormente, o da TAP, direto para Lisboa.”

Além da retomada dos voos já existentes, o setor também comemora a ampliação das opções de rotas partindo de Porto Alegre. Um exemplo é o novo voo direto da Azul para Bariloche durante a temporada de inverno, que deve impulsionar o turismo na região.

A diretora da agência Viagem Conceito, Ana Henriqson, também projeta um cenário mais aquecido no próximo ano. “Assim que todos os voos internacionais forem normalizados, a demanda crescerá muito mais. Na nossa agência, a retomada está quase total”, afirma.

O impacto da reativação do aeroporto não se limita apenas à emissão de bilhetes internacionais. O mercado receptivo também sente os efeitos positivos da retomada, com um aumento na chegada de turistas estrangeiros ao estado. “Penso que o setor está tendo uma resposta bastante rápida e já está com fluxo praticamente normalizado. Temos tido boa procura de grupos de outros países que vêm ao estado”, observa Moacir Soares, da Estratégia Turismo.

Segundo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, a projeção é de que a chegada de turistas internacionais ao Aeroporto Salgado Filho cresça 79% em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.