Curitiba (PR) – A Expo Turismo Paraná 2025 está oficialmente aberta. A 29ª edição da feira, que se estenderá entre esta quinta-feira (27) e a próxima sexta-feira (28), teve sua cerimônia solene de abertura realizada nesta manhã.
Participaram da celebração Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio-PR, Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav-PR, Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, Leonaldo Paranhos, secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, José Luis Veloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, e Wellington Perdomo, gerente regional do Sebrae.
“Em 2025 chegamos à 29ª edição do evento. A Expo Paraná nasceu como um evento pequeno e hoje chegamos a esse acontecimento que transforma Curitiba na capital do turismo no Brasil. Nosso evento é um dos primeiros do ano e, aqui, vocês terão muitas oportunidades de alianças estratégicas e desenvolvimento. Há muito para conhecer, experimentar, ver e ouvir do nosso povo e da nossa gente”, iniciou João Alceu Rigon, presidente da Abav-PR.
Após mais de 4 mil presentes na edição de 2024, a expectativa é que, em 2025, 5,3 mil pessoas compareçam ao Viasoft Experience, em Curitiba, para a Expo Turismo Paraná. São esperadas mais de 2 mil agências e empresas, nacionais e internacionais. A entrada do evento, organizado pela Abav-PR, é gratuita.
Rigon comemorou os resultados do turismo no Paraná, que, em 2024, recebeu 912 mil turistas estrangeiros. O fluxo rendeu mais de R$ 6 bilhões para o setor. Agora, o presidente espera por números melhores ainda em 2025. “2025 ainda está no começo e carrega a herança do ano passado, que foi positivo, tivemos recorde de turistas estrangeiros no Brasil e isso se refletiu no estado. Tivemos crescimento das empresas ligadas ao turismo. Isso me deixa realizado”, disse.
O evento conta também com a chegada de caravanas de agentes de viagens de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A mobilização visa gerar novas oportunidades de negócios e parcerias no setor turístico, com profissionais vindos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), outras cidades catarinenses e do Paraguai.
“Os agentes de viagem são o elo que une todas as empresas da grande cadeira econômica que o turismo representa. A Abav tem o papel importante de fazer o contato com o passageiro e as oportunidades vêm crescendo ano a ano. A Abav é uma entidade representativa das agencias e tem a reponsabilidade de promover valores éticos. Promovemos o networking das empresas do segmento e promovemos o desenvolvimento econômico do turismo”, finalizou o presidente da Abav-PR.