A Airbus totalizou, em 2021, 611 aeronaves comerciais entregues para companhias aéreas pelo mundo. O crescimento frente 2020 foi de 8%, mas ainda indica cautela das empresas no incremento das frotas em meio a pandemia e a inconstância da demanda por voos.

Em sua maioria (75%), os recebimentos foram de modelos da família A320, utilizada em voos de curta ou média duração. Por outro lado, a fabricação de aeronaves maiores continua em marcha mais lenta, refletindo o cenário da recuperação das frequências internacionais.

Segundo Guillaume Faury, CEO da fabricante francesa, mesmo com ressalvas em vista das variantes da covid-19, o número de pedidos registrados indica uma certa confiança das empresas no crescimento das viagens aéreas pós-pandemia.

“Enquanto as incertezas permanecem, a Airbus está a caminho de aumentar as taxas de produção até 2022”, complementa.

A Airbus afirma também que recebeu 507 pedidos — líquidos — no ano passado, excluindo os cancelamentos. A maioria foi de aeronaves A320neo, sendo aviões de corredor único. Além disso, a montadora terminou 2021 com 7.082 mil aviões na carteira de pedidos.