A Argentina anunciou que, a partir desta semana, os turistas brasileiros que fizerem pagamentos com cartões de crédito das bandeiras American Express e Visa terão uma taxa de câmbio mais favorável.

Agora, fazendo uso do chamado “dólar MEP”, o turista que pagar qualquer despesa em cartão internacional em território argentino tem câmbio mais favorável, chegando a cerca de 295 pesos argentinos por dólar.

Até então, os turistas brasileiros que visitavam a Argentina e usavam o cartão de crédito para despesas pagavam o equivalente a 160 pesos por dólar gasto. 

A medida, que já valia para usuários de Mastercard desde a última semana, busca desestimular o uso do dólar em dinheiro vivo, fazendo a Argentina acumular mais moeda americana.

Matías Lammens, Ministro de Turismo da Argentina
Matías Lammens, Ministro de Turismo da Argentina

Matías Lammens, ministro de Turismo da Argentina

A moeda argentina é uma das que mais se desvalorizaram na América do Sul em 2022, resultado da inflação do país que já está próxima do acumulado anual de 90%. 

Em contrapartida, o desnível favorece a entrada de turistas estrangeiros, que têm moeda corrente mais forte e, por fim, gastam ainda mais no país, movimentando a economia local.

“Estamos cada vez mais próximos do Brasil para que ocorra o intercâmbio de viajantes entre ambos os países, e já há uma expectativa enorme para 2023, no qual queremos continuar trabalhando o nosso principal mercado, recuperando totalmente o fluxo de viajantes”, apontou Matías Lammens, ministro de Turismo argentino, prometendo ainda mais diálogo com o futuro Ministro brasileiro apontado pelo presidente Lula.


Leia também: Argentina terá 77 novos voos para o Brasil