As autoridades do governo da Grécia estão prevendo que a economia nacional crescerá de 4,5% a 5% neste ano, devido à resiliência do setor turístico.

De acordo com a Reuters.com, o think tank grego IOBE anunciou na segunda-feira que a economia do país deve subir de 9% a 9,5% em 2021 devido ao aumento anual de 76,6% da indústria do turismo nos primeiros nove meses do ano.

O cenário de linha de base do IOBE prevê outro forte desempenho este ano, com as receitas do turismo atingindo 80% a 90% dos totais recordes registrados em 2019. As estimativas do grupo estão ligeiramente acima da previsão de crescimento de 4,5% do governo.

Além disso, espera-se que o impacto da indústria do turismo ressurgente reduza o desemprego para uma média de 13,5% no próximo ano. A inflação ao consumidor deve desacelerar para 1,5% a 2,0% em 2022.

Em termos de vacinação contra a covid-19, a Grécia só concederá entrada a viajantes cuja dose final de vacinação tenha sido administrada nos últimos sete meses, a menos que tenham recebido uma vacina de reforço a partir de fevereiro.