Representantes do setor de turismo e do poder público se reúnem na próxima quinta-feira (7) para discutir como ampliar a captação de eventos de tecnologia e inovação para o Rio de Janeiro. O debate será no 4º Encontro Rio CVB – Rio de Negócios, promovido anualmente pelo Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB). Além de apresentar produtos e serviços de empresas associadas, a iniciativa aproxima integrantes da categoria, gerando networking e negócios.

A cidade tem sido vista como um dos destinos mais atraentes para a área tecnológica. Em 2021, mais de dez empresas brasileiras alcançaram o status de unicórnios – ou seja, que têm valor de mercado acima de US$ 1 bilhão –, totalizando 21 companhias com o título. No período, as startups triplicaram a movimentação em relação a 2020, tendo movimentado US$ 9,4 bilhões.

“O mercado da tecnologia se mostra como um grande aliado para reaquecer o turismo, muito afetado pela crise nos últimos dois anos. Um dos objetivos do Rio Convention & Visitors Bureau é contribuir para que a cidade seja o destino de eventos do nicho, ampliando o calendário anual de encontros sobre temas tecnológicos e de inovação”, afirmou a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

Sediando a primeira edição do Web Summit fora da Europa, o Rio vai receber o maior evento de inovação do mundo de 2023 a 2025. A expectativa é que, apenas no ano que vem, cerca de 10 mil pessoas de várias partes do mundo participem dos quatro dias de programação.

Outro evento com sede na capital é o Rio2C, maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. Neste ano, a conferência reuniu, nos seis dias de evento, 38 mil pessoas e mais de mil empresas brasileiras e de 75 países.

“O Rio de Janeiro sempre foi palco de grandes eventos. Temos vocação e sabemos como fazer. Agora, mais uma vez os olhos do mundo estarão voltados para nossa cidade com a vinda do Web Summit no ano que vem. Estamos muito orgulhosos de ter sido escolhidos como a primeira cidade da América Latina para sediar um evento desse porte. Certamente, essa será uma grande oportunidade de atrair mais investimentos, gerar empregos e ajudar na construção de um Rio mais tecnológico”, disse Rodrigo Stallone, CEO da Invest Rio.

A programação do 4º Encontro Rio CVB – Rio de Negócios terá palestras sobre tecnologia, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e criatividade e inovação, apresentadas por Rodrigo Stallone, CEO da Invest Rio; por Rafael Lazarine, CEO da Rio2C; e por Rodrigo Lopes, CEO da Forward Computers. O CEO do RioInfo, Alberto Blois, também fará uma apresentação sobre a trajetória de 20 anos do evento que promove debates sobre educação, negócios, sociedade e tecnologia.


Leia também: