Desde que a Itália relaxou as restrições de entrada para viajantes originários de fora da União Europeia em 1º de março, os especialistas em viagens do site de comparação Next Vacay notaram um incrível aumento de 1.300% ano a ano nas pesquisas por “entrar na Itália pelos EUA”.

Anteriormente, os visitantes estrangeiros eram obrigados a fornecer prova de vacinação completa (para americanos, um cartão do CDC em papel seria suficiente), além de um teste negativo antes da partida, enquanto os viajantes não vacinados tinham que cumprir uma quarentena obrigatória nos primeiros cinco dias de sua viagem.

Agora, os visitantes internacionais totalmente vacinados ou recentemente recuperados não precisam de um teste pré-viagem para entrar na Itália. Os viajantes vacinados precisam apenas fornecer prova de que foram totalmente inoculados, com a dose final de sua série primária de vacinas pelo menos 14 dias e não mais de 270 dias (nove meses) antes da chegada, a menos que também tenham recebido uma injeção de reforço. Os infectados anteriormente com covid-19 não precisam ser vacinados, mas devem apresentar um atestado médico confirmando sua recuperação nos seis meses anteriores.

Os viajantes estrangeiros não vacinados também podem entrar na Itália sem quarentena, fornecendo um teste PCR pré-viagem negativo realizado dentro de 72 horas após a chegada ou um teste de antígeno negativo realizado dentro de 48 horas após a chegada (crianças menores de seis anos estão isentas). Todos os viajantes internacionais de entrada também são obrigados a preencher um Formulário Digital de Localizador de Passageiros.

“O uso do certificado de saúde ‘green pass’, atualmente exigido para ficar em hotéis e usar todo o transporte público, também deve ser reduzido em 1º de abril, bem como a exigência de apresentar comprovante de vacinação no muitos locais, museus, restaurantes e atrações”, comentou Naveen Dittakavi, fundador e CEO da Vacay.

“Após mais de dois anos de restrições, a flexibilização das restrições de viagem da Itália é esperada há muito tempo. O país também deve encerrar seu estado de emergência covid-19 em 31 de março, portanto, esperamos que os voos para a Itália sejam consideravelmente mais altos do que os níveis pré-pandêmicos a partir de 1º de abril”, disse Dittakavi.