BRL - Moeda brasileira
EUR
6,46
USD
5,53

40% dos latino-americanos buscam turismo sustentável

Segundo pesquisa da VisuaGPS da iStock, os latino-americanos buscam por turismo sustentável e férias ecológicas nesta temporada. Quatro em cada 10 consumidores dizem que o turismo sustentável é mais importante agora do que antes da pandemia e mais 10% estão procurando ativamente experiências ecológicas e maneiras de viajar que reduzam o consumo de energia e seu impacto no Meio Ambiente

À medida que as férias de verão no hemisfério norte se aproximam e com elas a expectativa de crescimento econômico, de acordo com o último Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional deverá continuar a sua recuperação gradual em 2022. Com o transbordamento das economias latino-americanas, cresce a preocupação com os efeitos que isso pode ter no meio ambiente dessas regiões, devido ao turismo de consumo intenso.

Embora a América Latina seja frequentemente anunciada como um hotspot global para esse tipo de viagem (ecoturismo e turismo verde), as empresas desse setor geralmente se esquecem de falar diretamente com o consumidor latino-americano. De acordo com uma pesquisa da Expedia que analisou hábitos e comportamentos de viagem, mais de 75% dos mexicanos, 69% dos brasileiros e quase 50% dos argentinos viajam dentro de seu próprio país; e enquanto os argentinos fazem mais viagens ao exterior, eles são mais propensos a viajar para a América Latina do que para visitar outras partes do mundo.

Além disso, ao visualizar o conteúdo visual mais popular no VisualGPS Insights, a plataforma interativa da iStock, que coleta milhões de dados de busca e download de seu site, foi identificado que a maioria do conteúdo retrata viajantes brancos, deixando de fora latinos não-brancos ou os que têm uma origem étnica sub-representada, incluindo afro-latinos ou indígenas, o que reforça a ideia de que as viagens são voltadas principalmente para estrangeiros em vez dos moradores locais.

“A América Latina está na vanguarda do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável na indústria de viagens, principalmente porque a região é rica em atrações naturais que precisam de proteção”, disse Tristen Norman, diretora de Insights Criativos da Getty Images. “Nossa pesquisa revelou que 67% acreditam que é importante que as marcas de viagens demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e outras causas sociais. Além disso, as empresas de viagens e agências de turismo tendem a se concentrar na manutenção da biodiversidade para visitantes internacionais, mas espera-se que continuem a tomar medidas para proteger os ecossistemas e apoiar as economias locais. É imperativo que essas empresas reconheçam que os latino-americanos são os primeiros interessados em proteger suas comunidades, viajando localmente, esperando e até exigindo alternativas sustentáveis para suas próprias regiões”.

O VisualGPS mostrou que mais de 10% estão procurando ativamente experiências eco-friendly e formas de viajar que reduzam ativamente seu consumo de energia e impacto no meio ambiente, portanto, as empresas de viagens devem representar o ecoturismo não apenas por meio de atividades recreativas, mas também com visuais de sustentabilidade, acomodações como hotéis ecologicamente corretos, glamping e outras experiências que colocam os viajantes em ambientes naturais, usando mecanismos de economia de energia ou qualquer outra atividade que ajude os viajantes a reduzir sua pegada de carbono. As experiências ao ar livre também estão associadas às viagens ecológicas e estão entre as atividades mais valorizadas pelos latino-americanos, com mais de 30% dizendo que preferem viajar para lugares isolados.

Os especialistas visuais da plataforma dizem que destacar as belas paisagens da América Latina e colocar os próprios latino-americanos no centro das imagens de ecoturismo pode ajudar a inspirar os viajantes a explorar seus arredores e viajar de forma mais sustentável.


Leia também:

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS