Lançado em 2012, o Programa de Fomento do Turismo Sustentável já traz retorno ao município de Brumadinho. O programa, que é estruturante, tem duração de três anos e foi desenhado em conjunto com a comunidade do trade turístico do município, em parceria com instituições, associações e negócios locais. Em dezembro do ano passado, foi desenvolvido, de maneira coletiva, o primeiro mapa turístico de Brumadinho: disponível para download.

“O trabalho tem um um eixo muito forte, que chamamos de governança turística, onde criamos uma comissão e tudo é dialogado a cada 45 dias, em média. Então temos um mapeamento e acompanhamento em tempo real, além de pesquisas, eventos turísticos e capacitações para o trade”, explicou a coordenadora do programa, Daniele Teixeira.

Dentro do Programa de Fomento do Turismo Sustentável, foi lançado em julho deste ano o projeto Céu de Montanhas, catálogo contendo produtores, comércios, vivências e serviços da região que prometem encantar os turistas e gerar oportunidades para os negócios locais. O material tem a curadoria de Ronaldo Fraga, designer mineiro, e é o coração do Projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária.

“Hoje o catálogo é um site institucional, ainda estamos fazendo adaptações, mas a intenção é que ele se torne um marketplace até fevereiro de 2023. Quem viaja se planeja antes, então a ideia é otimizar essa vinda do turista. Por outro lado, o produtor recebe o pedido e também consegue se programar”, adianta Daniele.

“Tem cerâmica, gastronomia molecular, quilombos, produtores rurais, pastorinhas, charcutaria e cachaças. Este é um projeto de grande pluralidade e que tem tido bastante aceitação no mercado. A nossa meta é posicionar Brumadinho como destino de vivências no Brasil”, frisou Daniele.

Inhotim

Sendo uma das atrações mais procuradas em Brumadinho, o Instituto Inhotim recebia antes da pandemia cerca de três milhões e 600 mil visitantes desde sua abertura em 2006. Cristiano Maciel, gerente de Operações do Instituto, explica que neste ano a marca foi de 145 mil pessoas, número maior que em 2021, quando recebeu 102 mil.

“Percebemos que o número está voltando a crescer e ações como as que estão sendo desenvolvidas irão atrair um alto montante de turistas. Queremos que eles aproveitem a nossa rede hoteleira, a gastronomia, nossos recursos naturais e consolide o posicionamento de Brumadinho enquanto turismo de vivências”, finaliza Daniele.


Leia também: Instituto Inhotim amplia funcionamento em janeiro de 2022