BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Abav Expo 2022: Brumadinho investe em turismo de vivências

Lançado em 2012, o Programa de Fomento do Turismo Sustentável já traz retorno ao município de Brumadinho. O programa, que é estruturante, tem duração de três anos e foi desenhado em conjunto com a comunidade do trade turístico do município, em parceria com instituições, associações e negócios locais. Em dezembro do ano passado, foi desenvolvido, de maneira coletiva, o primeiro mapa turístico de Brumadinho: disponível para download.

“O trabalho tem um um eixo muito forte, que chamamos de governança turística, onde criamos uma comissão e tudo é dialogado a cada 45 dias, em média. Então temos um mapeamento e acompanhamento em tempo real, além de pesquisas, eventos turísticos e capacitações para o trade”, explicou a coordenadora do programa, Daniele Teixeira.

Dentro do Programa de Fomento do Turismo Sustentável, foi lançado em julho deste ano o projeto Céu de Montanhas, catálogo contendo produtores, comércios, vivências e serviços da região que prometem encantar os turistas e gerar oportunidades para os negócios locais. O material tem a curadoria de Ronaldo Fraga, designer mineiro, e é o coração do Projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária.

“Hoje o catálogo é um site institucional, ainda estamos fazendo adaptações, mas a intenção é que ele se torne um marketplace até fevereiro de 2023. Quem viaja se planeja antes, então a ideia é otimizar essa vinda do turista. Por outro lado, o produtor recebe o pedido e também consegue se programar”, adianta Daniele.

“Tem cerâmica, gastronomia molecular, quilombos, produtores rurais, pastorinhas, charcutaria e cachaças. Este é um projeto de grande pluralidade e que tem tido bastante aceitação no mercado. A nossa meta é posicionar Brumadinho como destino de vivências no Brasil”, frisou Daniele.

Inhotim

Sendo uma das atrações mais procuradas em Brumadinho, o Instituto Inhotim recebia antes da pandemia cerca de três milhões e 600 mil visitantes desde sua abertura em 2006. Cristiano Maciel, gerente de Operações do Instituto, explica que neste ano a marca foi de 145 mil pessoas, número maior que em 2021, quando recebeu 102 mil.

“Percebemos que o número está voltando a crescer e ações como as que estão sendo desenvolvidas irão atrair um alto montante de turistas. Queremos que eles aproveitem a nossa rede hoteleira, a gastronomia, nossos recursos naturais e consolide o posicionamento de Brumadinho enquanto turismo de vivências”, finaliza Daniele.


Leia também: Instituto Inhotim amplia funcionamento em janeiro de 2022

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Destino Argentina reforça aposta no turismo...

Evento da Destino Argentina reúne DMCs e hotéis argentinos em São Paulo com foco na promoção de experiências exclusivas e de alto padrão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS