A Planne, startup que desenvolve soluções em e-commerce para o segmento de turismo, anunciou nesta quarta-feira (22) um novo sócio. Marco Birck, que assume a função de diretor de Operações – ou COO-, se junta aos fundadores da empresa Gregório Nardini e Jonathan Szablevski.

O profissional possui formação técnica e científica na área de Ciência da Computação e atuou como bolsista e pesquisador na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), executando projetos relacionados à Inteligência Artificial.

“Minha entrada na Planne será para atuar principalmente na gestão de projetos e de equipe. O foco é gerenciar a rotina das operações para que a empresa alcance seus objetivos no longo prazo: se tornar a maior turistech do Brasil e uma das maiores do mundo em um período de cinco a sete anos”, projeta Birck.

Antes de entrar para o quadro de funcionários da Planne, o profissional atuou por 6 anos no segmento de tecnologia para o mercado B2B. Birck foi da ElixirAI, onde desenvolveu projetos de tecnologia e inteligência artificial para o ecossistema de varejo.

“A empresa atendia clientes importantes no cenário nacional industrial, atacadista e varejista. Em julho de 2019, recebemos investimento do fundo Aimorés, especialista em startups, para expansão de negócios e equipe. Em 2020, recebemos um novo aporte milionário da empresa paulista Vedacit, pertencente ao grupo familiar Baumgart”, conta Birck. A partir destes aportes, a ElixirAI teve crescimento acelerado, e em 2020 venceu o prêmio TOP 10 BigData 100 Open Startups.

Trabalhando para marcas como Unilever e Americanas, a Elixir recebeu investimento da Trutec do Grupo Baumgart/Vedacit, iniciando assim uma transformação de empresa de serviços para desenvolvedora de produtos.

“Neste período de aprendizado na área de marketing, negócios e operação, conheci o Gregório Nardini. Foi quando o Natan Sztamfater, diretor da Aimorés Investimentos, intermediou a possibilidade de eu me tornar sócio na Planne. Eu já conhecia o potencial da startup e topei fazer parte desse time, assumindo o dia-a-dia das operações”, completa.


Leia também: Embratur e prefeitura do Rio impulsionar inovação no turismo