A 18ª edição do Festival das Cataratas já conta com ações importantes dentro da temática. O destaque fica por conta do 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, que foi anunciado recentemente com o Instituto Água e Terra (IAT) como realizador e o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade como organizador.

A ação será promovida durante o Festival com a participação de entidades como Braztoa, Abeta, Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, destaca que essa preocupação ambiental é constante. “Não conseguimos pensar o nosso evento sem levar em conta estes aspectos de sustentabilidade. Faz parte de nossa missão essa pequena contribuição ao meio ambiente”.

De acordo com Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a realização do encontro surgiu diante do aumento da demanda em relação à visitação e procura pelas Unidades de Conservação para lazer, pesquisa científica e prática de esportes.

“O estado do Paraná e as instituições parcerias vão proporcionar um amplo debate sobre temas como segurança, modelos de gestão, concessão de uso público e permissão de uso. Será uma discussão sobre o perfil desse consumidor, bem como a integração e o desenvolvimento de modelos de gestão”, comenta o diretor.

Foto destaque: IAT/Divulgação


Leia também: CARNAVAL DO RECANTO CATARATAS COMPLETA A FOLIA DE FOZ DO IGUAÇU