A 6ª edição do Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros: A Perspectiva da Gestão, contou com a participação de 371 parques, ou seja, 73% dos registrados no Cadastro Nacional das Unidades de Conservação (CNUC), abrangendo esferas administrativas nacional, estadual e municipal. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Semeia, os principais desafios são a falta de recursos humanos, financeiros e a carência de estrutura para a visitação.

“Os parques possuem diversos atrativos naturais. Porém, a pesquisa revela que a concretização da experiência dos visitantes para vislumbrar essa riqueza esbarra em desafios de infraestrutura e gestão enfrentados pela administração desses espaços. Vale lembrar que a conexão das pessoas com a natureza compreende uma das missões dos nossos parques”, afirma Mariana Haddad, coordenadora de Conhecimento no Instituto Semeia e responsável pela realização da pesquisa.

A pesquisa constatou que 58% dos parques não possuem estrutura de apoio à visitação ou é precária e não atende às necessidades básicas; 29% desses espaços declara que a manutenção é inadequada; 46% faltam banheiros; 56% bebedouros e centro de visitantes e, entre os itens de infraestrutura mínima considerados, as trilhas apresentam maior disponibilidade, estando presentes em 84% das unidades.

Já a avaliação sobre os pontos principais de gestão, 62% discorda que tenha à disposição o necessário em termos de dinheiro para realizar atividades. Ainda segundo a pesquisa, 76% dos parques já possuem parceria com universidades, instituto de pesquisa, terceiro setor, empresas e/ou entidades privadas, associação de amigos, entre outros. Na opinião de 80%, a “gestão em geral” melora a conservação da natureza e, quase 60%, concordam que otimiza o atendimento.

Potencial ainda não explorado

Na visão dos entrevistados, os principais atrativos que os parques oferecerem à população possibilitam o contato com a natureza: flora (84%), fauna (70%) e trilhas (75%). A observação da fauna, por exemplo, já está presente em 60% dos parques e vista como vocação para outros 37%.

Foto destaque: Divulgação


Leia também: PARQUETUR UNE NATUREZA COM COMODIDADE