Na manhã desta quinta-feira (20), Curaçao reuniu jornalistas para apresentar o destino e suas novidades, na casa de música Teatro de Rotina, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Durante o encontro, realizado em formato de brunch, foram apresentados os principais atrativos do destino, o desempenho em relação aos viajantes brasileiros e as estratégias promocionais pelo Brasil. Também foi anunciado o novo voo direto da Azul saindo de Belo Horizonte.

Só até setembro de 2022, Curaçao registrou mais de 7,1 mil visitantes brasileiros. Para este ano, a expectativa é receber mais de 13 mil turistas do Brasil. “Tivemos um acréscimo bastante considerável de brasileiros visitando Curaçao no pós-pandemia. As vendas do voo direto estão indo muito bem, com lotações até setembro deste ano”, revela Vinicius Dantas, representante do Turismo de Curaçao no Brasil, em entrevista a reportagem do Brasilturis.

Contribuindo para essa projeção de fluxo, o destino está recebendo agora um novo voo direto da Azul, entre Belo Horizonte e Curaçao, por meio do Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves. A partir do dia 24 de junho, o voo de ida acontecerá todos os sábados, com saída às 13 horas e chegada às 18 horas na ilha, e volta todos os domingos, das 9 horas às 18 horas. Fora isso, a Copa Airlines está ampliando a frequência de cinco para sete voos semanais entre Panamá e Curaçao.

Promoção

Para garantir que os viajantes brasileiros tenham ciência disso, o destino vem trabalhando na divulgação da nova rota em parceria com a CCR Aeroportos. “Selecionamos três dos cinco mercados emissores brasileiros para concentrar nossa campanha. Juntos, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia-Distrito Federal, contabilizaram cerca de 200 mil movimentações ao Caribe em 2022, o que representa 74% do total”, conta Graziella Delicato, gerente de Novos Negócios da CCR Aeroportos.

A partir desses dados, a campanha promocional da empresa foi concentrada nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Goiânia e Curitiba. Também houveram propagandas na linha amarela de São Paulo, no VLT do Rio de Janeiro e nas ruas da zona sul da capital paulista. O apelo converge em 4 conceitos e perfis de viajantes: Contato com a natureza, Viagem com os amigos, Experiência do mergulho e Casamento/Viagem romântica. 

Curaçao também está promovendo uma série de roadshows pelo Brasil, em especial pela região sudeste do país. “Começamos em Belo Horizonte, passamos por Sorocaba (SP), fizemos ontem em Campinas (SP) e faremos hoje em São Paulo”, conta Dantas. “Estamos nos comunicando com um total de 120 agências por dia, capacitando-as sobre o destino, hotéis e os perfis de clientes que estes atendem”, complementa.

As ações incluem a entrega de diferentes tipos e formatos de materiais e guias turísticos sobre a ilha. Além disso, a entidade de promoção de Curação também conta com um canal no Telegram com mais de 300 agências. “A plataforma não serve apenas para que nos comuniquemos com os agentes, visto que eles também utilizam do meio para comunicar entre si e se ajudar no processo de venda do destino”, explica Dantas.

“O destino é muito atraente aos brasileiros, pois além de ser verão o ano todo, a vibração dos curaçauenses é muito boa. É um pessoal alegre, que recebe muito bem e que está cada vez mais preparado para receber brasileiros”, salienta Dantas. “Além disso, o governo da ilha está disponibilizando cursos de atendimento ao turista para os locais que trabalham em restaurantes, hotéis e receptivos”, finaliza.

Por fim, o evento contou com a apresentação de alguns dos serviços hoteleiros e receptivos da ilha. Entre eles, o Avila Beach Hotel, Corendon Mangrove Beach Resort, Rancho El Sobrino, Kontiki Resort, Sunscape, Dreams, Zoetry, Papagayo, Sandals, Lions Dive e Curaçao Vacations Tours.

Foto: Divulgação


Leia também: EMISSÃO DE VISTO AMERICANO CAI 5% EM FEVEREIRO