Nesta quarta-feira (19), a Abear e suas associadas Gol e Latam, além da Iata, estiveram com Wadih Damous, secretário da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ricardo Blattes, diretor do Departamento de Proteção do Consumidor da Senacon.

Segundo Damous, a Senacon pretende estabelecer uma agenda permanente de encontros com o setor áreo, buscando soluções para os casos mais recorrente de manifestações de passageiros no consumidor.gov, plataforma acompanhada pelo Governo Federal.

“Estamos sistematizando e buscando exemplos práticos do que os passageiros mais sinalizam na ferramenta. Queremos ter uma conversa permanente com as aéreas, e estamos de acordo com o enfrentamento de temas que foram destacados, como a excessiva judicialização e o caso dos passageiros indisciplinados”, afirmou.

Ao apresentar a agenda do setor áereo e os indicadores das empresas no consumidor.gov, Jurema Monteiro, diretora de Relações Institucionais da Abear, relembrou que as empresas aéreas foram um dos primeiros setores a aderir à plataforma, e que recentemente apresentaram melhora em todos os índices no 4ª tri de 2022. Além disso, a executiva ressaltou a importância de uma atuação conjunta em prol da desativação dos chamados “sites abutres”.

Novos encontros serão realizados com a participação das associações, das aéreas e de órgãos que atuam no tema do consumidor, como a Anac. Participaram da agenda Tatiane Viana, gerente de Assuntos Regulatórios da Latam, a Luana Zucchini, gerente de Contencioso da Gol e Marcelo Pedroso, diretor de Relações Institucionais da Iata no Brasil.

Foto destaque: Pixabay


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