Eduardo Sanovicz irá assumir a presidência executiva do Conselho Deliberativo da Abear. Ele deixará de ocupar a presidência da associação após um pouco mais de 11 anos no posto. Enquanto a presidência da associação, será ocupada por Jurema Monteiro, até então diretora de Rleações Institucionais da Abear.

Na nova função, Sanovicz e os conselheiros irão deliberar diretrizes e propor os planos de ação da Abear, analidar e aprovar as normas que envolvem a estruturaa da entidade e decidir sobre orçamento programado e sua execução. Esta transição vem sendo preparada há dois anos, e sua conclusão foi aprovada recentemente por unanimidade no Conselho Deliberativo da Abear, tendo efeito a partir desta terça-feira (2).

“Quando fundamos a Abear, em 2012, e assumi a presidência a convite das empresas aéreas, a aviação vivia seu grande momento. Desenhamos a associação quando a aviação estava no sétimo para o oitavo ano de uma década gloriosa, de 2003 a meados de 2015, na qual mais que triplicamos o número de passageiros, de 30 milhões para 100 milhões, e a tarifa média caiu pela metade. Esse cenário mudou a partir de 2017, com a disparada dos custos do QAV e a queda do poder aquisitivo da população, associada à perda da capacidade de investimento das empresas. Para a próxima década, estes são os desafios que se apresentam ao setor”, diz o executivo.

Sanovicz continua: “Passados pouco mais de 11 anos, fomos vitoriosos, entregando resultados expressivos para o setor e para o país. A Abear tornou-se uma referência, e para fortalecer a entidade, as empresas associadas e o setor aéreo, é hora de ampliar e renovar nossa força e representatividade.”

“Aceitei este desafio de liderar a transição e presidir esta entidade que é referência no setor de transportes. Acredito que poderemos construir, com diálogo permanente, uma agenda para enfrentar os desafios, e buscar medidas estruturantes para o crescimento sustentável do setor. Dessa forma será possível aumentar o número de passageiros e democratizar ainda mais este modal que é essencial para o Brasil”, afirma a nova presidente da ABEAR.


Leia também: ABEAR REFORÇA IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DA EXIGÊNCIA DE VISTOS