O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, no dia 17 de maio, o resultado da primeira etapa do edital “Estratégia Nacional DTI Brasil”, sendo anunciado um novo município habilitado após fase recursal, somando um total de 43 municípios habilitados. Agora, será iniciada a fase de análise de documentos classificatórios destas cidades. A partir daí, os destinos classificados serão anunciados preliminarmente nesta sexta-feira (26) e o resultado final do edital, com o anúncio das 10 cidades mais bem classificadas e que comporão, portanto, a Estratégia, será divulgado em 7 de junho.

O resultado da primeira etapa acontece após o período para recurso administrativo. Os recursos dos municípios foram analisados por uma comissão que contou com integrantes do MTur, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Acesse o link para conferir a lista de habilitados e informações a respeito da apresentação de recursos.

Ciclos da Estratégia

 Após a escolha dos 10 municípios, a Estratégia se dividirá em dois ciclos: o primeiro realizará um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.

A segunda etapa será a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

Os 10 destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. ortanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente.

O acompanhamento e a avaliação do Projeto serão realizados por técnicos do MTur, junto a consultores do Instituto Ciudades del Futuro, que visitarão os municípios selecionados, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final do mesmo, um relatório conclusivo.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.

O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.


Leia também: MTur destaca importância do Turismo no Rio