O Grupo Qatar Airways divulgou seu relatório anual para o ano fiscal 2022/23, apresentando mais um ano de lucros sólidos em meio à expansão da sua rede, alta demanda e desempenho consistente em todas as divisões, após ser escolhida como a companhia aérea parceira oficial da Copa do Mundo da FIFA. O Grupo atribui os resultados positivos à sua estratégia bem-sucedida como Parceira Oficial da FIFA e Companhia Aérea Oficial da Copa do Mundo no Catar, juntamente com seu foco em fornecer uma experiência premium aos clientes e ao comprometimento dos seus funcionários em todo o mundo.

Durante o ano fiscal de 2022/23, o Grupo Qatar Airways registrou um lucro líquido de QAR 4,4 bilhões (US$ 1,21 bilhão). A receita total aumentou para QAR 76,3 bilhões (US$ 21 bilhões), um aumento de 45% em relação ao ano anterior. A receita de passageiros cresceu 100%, impulsionada por um aumento de capacidade de 31%, rendimentos 9% mais altos e uma taxa de ocupação de 80%, que foram os mais altos da história da companhia aérea. Como resultado, a Qatar Airways aumentou sua participação de mercado de forma sustentável. O número de passageiros transportados pela Qatar Airways atingiu 31,7 milhões, um aumento de 71% em relação ao ano anterior. O contínuo foco na experiência do cliente, fidelidade, digitalização e sustentabilidade posicionou a Qatar Airways de forma sólida para o futuro.

O Privilege Club, programa de fidelidade da Qatar Airways, também apresentou um crescimento significativo com novas parcerias globais e locais, além de melhorias nas propostas e receitas com a introdução do Avios como moeda. Agora, os membros do Privilege Club podem utilizar Avios para pagamento no Qatar Duty Free, Discover Qatar e Qatar Holidays, além das principais marcas globais já existentes.

A Qatar Airways Cargo manteve sua posição como a principal transportadora de carga aérea do mundo durante o ano fiscal de 2022/23. A empresa continuou focada em crescimento, sustentabilidade e digitalização, apoiando o comércio global apesar dos desafios do mercado.

O Grupo alcançou uma forte margem EBITDA de 23% em QAR 17,8 bilhões (US$ 4,9 bilhões). O EBITDA foi superior ao ano anterior em QAR 110 milhões (US$ 30,2 milhões), resultado de operações simplificadas, ágeis e eficientes em todas as áreas de negócio. Esses ganhos positivos refletem a expansão das redes de passageiros e carga da Qatar Airways, bem como o compromisso em atrair mais clientes, fortalecer a fidelidade comercial e oferecer excelência em produtos, combinados com um controle rigoroso de custos.

Como companhia aérea nacional do Catar, a Qatar Airways demonstrou sua agilidade ao transportar 1,4 milhão de passageiros durante a Copa do Mundo. A rede da Qatar Airways cresceu para mais de 160 destinos em 2022/23. A empresa retomou as operações para treze destinos, incluindo Amritsar

Saad Bin Sharida Al-Kaabi, Ministro de Estado da Energia e Presidente do Grupo Qatar Airways, comenta: “Tenho o prazer de anunciar que o Grupo Qatar Airways demonstrou outro desempenho anual notável. O setor de transporte do Qatar é um emblema de sua interconectividade, conectando pessoas de todo o mundo e aumentando as conexões de negócios em toda a região. O Catar se orgulha de ter recebido torcedores de todo o mundo durante a Copa do Mundo, realizando uma das melhores edições da história. O Catar estabeleceu uma referência incomparável para a segurança e proteção de torneios, criando um destino ideal para famílias”.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “Os fortes resultados financeiros deste ano são atribuídos à forte recuperação da demanda de passageiros e à capacidade da equipe de atender a essa demanda, auxiliada pelo crescimento contínuo de nossa rede, liderança de mercado, e as eficiências operacionais fornecidas por nossa equipe que se destaca mundialmente. A lucratividade foi impulsionada por um aumento de 100% nas receitas de passageiros no ano passado. A taxa de ocupação superior a 80% e os níveis de rendimento atuais são os mais altos da nossa história. À medida que a recuperação global das viagens pós-pandemia do COVID-19 continua, conseguimos manter os altos níveis de confiança em nossos clientes. Como resultado, mantivemos nossa posição como a companhia aérea preferida de milhões de passageiros em todo o mundo e nossa equipe transportou 31,7 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 71% em relação ao ano passado.”

Como parceira oficial da FIFA e companhia aérea oficial da Copa do Mundo da FIFA Qatar em 2022, o Grupo Qatar Airways apresentou um desempenho financeiro sólido durante o ano fiscal de 2022/23. Durante o torneio, a Qatar Airways operou aproximadamente 14.000 voos, transportando mais de 1,4 milhão de torcedores de todos os continentes para o Qatar. A marca recebeu um retorno de mídia significativo, com cinco bilhões de pessoas envolvidas com a Copa do Mundo e um aumento de mais de 63% no retorno de mídia em comparação com a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. O engajamento nas mídias sociais também aumentou, com um aumento de mais de 83% nos seguidores.

O Aeroporto Internacional de Hamad (HIA) iniciou a expansão da Fase B em 2023, aumentando sua capacidade para 70 milhões de passageiros anualmente. O HIA foi classificado como o segundo melhor aeroporto do mundo e o melhor shopping de aeroporto do mundo no Skytrax World Airport Awards de 2023. Além disso, o aeroporto foi eleito o Melhor Aeroporto do Oriente Médio pelo nono ano consecutivo.

A Qatar Airways fortaleceu sua parceria com o Paris Saint-Germain ao se tornar a nova parceira oficial de uniformes do clube em um acordo de vários anos a partir da temporada 2022/23. Além disso, o Grupo Qatar Airways mantém parcerias com outros clubes esportivos renomados, como o Al Sadd Sports Club, a Seleção Qatariana de Futebol, o Brooklyn Nets e o Sydney Swans. Recentemente, a Qatar Airways também se tornou a Companhia Aérea Parceira Global da Fórmula 1, com uma parceria de cinco anos que inclui presença de marca em 21 corridas, patrocínio de duas corridas por ano e o Grande Prêmio Qatar Airways de Fórmula 1 do Qatar em 2023. Além disso, a Qatar Airways é a companhia aérea parceira oficial das principais competições do United Rugby Championship e da European Professional Club Rugby, conectando importantes mercados de viagens na Europa Ocidental e na África do Sul. A companhia aérea também firmou parceria com o time de críquete Royal Challengers Bangalore, sendo a parceira oficial da equipe na Premier League indiana.

A Qatar Executive (QE), divisão de jatos VIP particulares da Qatar Airways, registrou um crescimento significativo em termos de receita, horas de voo e frota. A empresa se concentrou em melhorias para proporcionar uma experiência excelente aos passageiros e teve um número recorde de chegadas e partidas no Terminal Premium QE do Aeroporto Internacional de Doha.

O ano fiscal de 2022/23 também foi marcante para o Discover Qatar (DQ). Com foco no atendimento ao cliente e uma preparação cuidadosa, a equipe proporcionou experiências turísticas exclusivas antes e durante a Copa do Mundo da FIFA no Qatar. A DQ atendeu a uma ampla variedade de visitantes e clientes, incluindo delegados da FIFA, operadores turísticos, parceiros comerciais, patrocinadores e fãs de futebol.


Leia também: QATAR AIRWAYS LANÇA TARIFAS A PARTIR DE US$ 805 PARA BRASILEIROS