O São Paulo Convention & Visitors Bureau está promovendo nesta quinta-feira, 20, a quinta edição do Expo Fórum Visite São Paulo. Com base em estudos realizados em março desse ano, Orlando de Souza, mostrou as principais tendências e dados dos meios de hospedagem no Brasil.

“Muitos projetos de hotelaria foram abandonados na pandemia, isso provocou uma redução na quantidade de hotéis, porém estamos caminhando na recuperação e construção de novos projetos. É possível observar que mais de 108 novos hotéis estão sendo construídos em todo o pais, 12,4% menos que no período pré-pandemico”, conta Souza.

Em termos de investimentos no setor, será disposto o total R$ 5,7 bilhões na abertura de novos hotéis até 2027, todos desenvolvidos com iniciativa privada. Nesse estudo é possível observar o crescimento de 35% dos hotéis econômicos e super econômicos, transformando o conceito de hotéis baratos em uma possibilidade atraente.

Outro dado analisado foi a hotelaria lifestyle, onde 53% desses hóspedes optam por hospedagens econômicas e descomplicadas. Além disso, diversos hotéis são reformados e adaptados para entregar esse conceito aos seus hóspedes.

Ainda de acordo com a pesquisa, a região Sul ganhou destaque na construção de novos hotéis, as cidades com mais de 1 milhão de habitantes perderam participação, enquanto as cidades com até 100 mil moradores ganharam destaque no desenvolvimento de novos hotéis.

Já as cidades secundarias e terciárias passam a ser foco das construções e lançamentos de hotéis, já que cidades menores chamam cada vez mais atenção do mercado hoteleiro.


Leia também: EXPO FÓRUM 2023 PROMOVE PAINEL SOBRE ESG NO MERCADO CORPORATIVO