O São Paulo Convention & Visitors Bureau está promovendo nesta quinta-feira, 20, a quinta edição do Expo Fórum Visite São Paulo. O evento, realizado no Sheraton São Paulo WTC, na capital paulista, trouxe como tema de seu segundo painel “Agenciamento e Mercado Corporativo”.

O debate foi realizado por Tanabe Gervásio, da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), e Giovana Jannuzzelli, da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), que sublinharam a importância do Environmental, Social and Governance (ESG) para que as relações comerciais sejam economicamente sustentáveis. 

Entre os pontos levantados pelos profissionais estão os prazos muito longos e agressivos para faturamentos. “As empresas e fornecedores não são bancos para conseguirem sustentar o negócio do cliente, que procura pagar em 120 dias”, declarou Gervásio.

A importância de haver sinergia entre o que é propagado pelas empresas como ESG e o que é feito na prática foi outro ponto destacado no debate. Chamado de greenwashing, o termo em inglês engloba companhias que utilizam do discurso de sustentabilidade, sem cumprir exatamente o que foi propagado. “É preciso termos um olhar holístico para toda a cadeia, o mercado hoje é implacável nesse quesito”, afirmou Giovana.

Vale ressaltar que na Abracorp há um canal de transparência desenvolvido para estimular a governança nas relações entre os associados e clientes e fornecedores, em conformidade com as linhas do código de ética da entidade, bem como seus princípios de valor.


Leia também: ESG E SAÚDE MENTAL SÃO TEMAS DO EXPO FÓRUM 2023